Publicado em: 03/11/2015 14:38

Combate à dengue começa em casa

Combate à dengue começa em casa Combate à dengue começa em casa

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. A doença pode apresentar diversos sintomas entre eles: febre alta, vômito, dor de cabeça, mal estar, dores nos ossos e articulações. Podendo ainda apresentar sangramento pelo nariz, boca e gengiva, além de dificuldades respiratória e perda de consciência. A dengue pode levar o paciente à morte.

Em Ibiporã, de janeiro a 24 de outubro, 1741 casos foram notificados. Desses, 728 foram confirmados e uma pessoa faleceu, em decorrência da doença.

O verão, estação climática que favorece a proliferação do mosquito, ainda não chegou, mas a combinação de altas temperaturas e chuvas nesta primavera fez com que a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, antecipasse algumas ações de combate à proliferação ao mosquito.

Segundo o diretor de endemias, Luiz Augusto Loredo, estão sendo realizadas visitas em todos os imóveis do município. "Estamos intensificando as visitas com o objetivo de bloquear os casos notificados, além de ações educativas junto à população", explicou ele.  "Essas ações têm como finalidade não deixar que novos ovos se tornem mosquitos, entretanto, precisamos da colaboração de cada munícipe no combate à dengue", assegura Loredo.

Os ovos são colocados em áreas secas, próximos da água, onde podem viver até 450 dias. Por isso, não basta jogar água dos criadouros fora, é preciso limpá-los bem.

Pequenas atitudes no dia-a-dia podem garantir que você, sua família e os vizinhos fiquem livres desta ameaça:

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

Use repelente;

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)