Esporte

 

Publicado em: 05/11/2015 10:58

“Festival Movimento” começa neste sábado (07)


Whatsapp

 

“Festival Movimento” começa neste sábado (07) “Festival Movimento” começa neste sábado (07)

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), promove a partir deste sábado (07) o festival esportivo do "Projeto Movimento". Quatrocentos e oitenta alunos das escolas municipais, da faixa etária dos 8 aos 12 anos,  participantes do projeto de iniciação esportiva, disputarão partidas de futsal, handebol, xadrez e bola queimada durante todos os sábados do mês de novembro e no primeiro sábado de dezembro.

 

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari ("Pérola") e Ginásio de Esportes José Carlos Gnann (Jardim Las Vegas). O festival encerra as atividades do projeto, cujo objetivo também é promover a  integração social pela iniciação esportiva e o gosto pela atividade física. "É uma forma de os participantes dos polos se conhecerem e confraternizarem. Como forma de incentivo, todos os alunos ganharão medalhas, independentemente do resultado", informa o diretor de projetos da secretaria de Esportes, Emerson José de Oliveira.

 

O projeto é realizado desde 2009 e atualmente acontece uma vez por semana no contraturno escolar ou no período intermediário (horário do almoço) na Escola Alice Roma e no Complexo Educacional Professora Ivanildes Gonçalves Nalim (Jd. Santa Paula), que são de período integral. Na Alice Roma também há turmas após o horário das aulas, das 16 às 17h30. As atividades no contraturno escolar acontecem nos Ginásios de Esportes "Munhequinha", no Conjunto José Pires de Godoi, Fioravante Pedro Scolari, no Jardim Pérola, e José Carlos Gnann. As aulas de xadrez são ministradas no período vespertino para os estudantes da Escola Municipal Rotary Club, Professor Carlos Augusto Guimarães e Professora Maria Inês Rodrigues de Mello (área central). As turmas são separadas por sexo e ano de estudo.

 

As atividades são orientadas por estagiários de Educação Física, que são constantemente capacitados por especialistas de cada modalidade, o que tem proporcionado uma nova dinâmica aos treinos. "Além do desenvolvimento de habilidades motoras, a atividade física desenvolve valores importantíssimos: perseverança, disciplina, cooperação, aquisição de normas de condutas e valores sociais. A participação do aluno no projeto é condicionada a sua disciplina em sala de aula. Por conta disso, professores e pais de estudantes têm nos relatado a melhora do comportamento do filho depois que começou a participar do "Movimento"", revela Oliveira.

 

O secretário de Esportes, Jayme Lino, acrescenta que a prática esportiva no contraturno escolar tira um pouco as crianças de atividades que favorecem o sedentarismo precoce, tais como televisão, videogame, computador e smartphone, além de deixarem os pais mais tranquilos, pois sabem que seus filhos não estão na rua sujeitos a riscos sociais. "Naquele momento as crianças estão sob a nossa responsabilidade. A escola é um local resguardado, e os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos têm o tempo ocupado com atividades direcionadas e são orientados por profissionais especializados. Tivemos a preocupação de descentralizar as atividades para levar a iniciação esportiva ao encontro das crianças, dando uma finalidade aos espaços públicos de alguns bairros, e a sensação de pertencimento desse espaço", argumenta Lino.

 

A meta da coordenação do projeto é ampliar o número de estagiários para dobrar a oferta de vagas aos alunos, as escolas a serem atendidas e as modalidades esportivas.

 

FESTIVAL ESPORTIVO DO PROJETO MOVIMENTO 

Dia 07/11/2015 (sábado) 
Local: Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari "Pérola"
Modalidade: Futsal Masculino SUB 11

Horário: 13 às 18 horas


Dia 14/11/2015 (sábado)
Local: Ginásio de Esportes José Carlos Gnann
Modalidade: Handebol 4 (Masculino e Feminino)

Horário: 9 às 17 horas

   
Dia 21/11/2015 (sábado) 
Local: Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari "Pérola"
Modalidade: Futsal Feminino

Horário: 8 às 11h30

Modalidade: Bola Queimada

Horário: 13h30 às 18 horas

 

Dia 28/11/2015 (sábado) 

Local: Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari "Pérola" e sala de reuniões da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer
Modalidades: Futsal Masculino Sub 13 e Xadrez

Horário: 8 às 17 horas


Dia 05/12/2015 (sábado) 
Local: Ginásio de Esportes Fioravante Pedro Scolari "Pérola"

Encerramento do Festival Movimento
Horário: 9 às 11 horas

 

Entrega de medalhas a todos os participantes e premiação dos destaques de cada modalidade.

 

 


Imagens