Publicado em: 18/11/2015 09:30

Administração Municipal investirá R$ 6,5 milhões em infraestrutura viária

Administração Municipal investirá R$ 6,5 milhões em infraestrutura viária Administração Municipal investirá R$ 6,5 milhões em infraestrutura viária

O prefeito José Maria e a vice-prefeita, Sandra Moya, estiveram na última quarta-feira (11), em Curitiba, no Palácio do Iguaçu, em uma cerimônia com o governador Beto Richa para assinar o contrato de empréstimo firmado entre o município e o governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Paraná e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), no valor de R$ 6,5 milhões.

Outros representantes de municípios do Paraná também estiveram presentes para assinar seus contratos. Ao todo, o governo estadual liberou cerca de R$ 80 milhões para mais de 60 municípios.

Conforme o prefeito José Maria, este recurso destinado à Ibiporã será investido na estruturação do sistema viário do município. "Faremos o recapeamento em diversas vias que comportam um trânsito intenso, com o Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ), pois este produto possui um período de longevidade maior, em torno de 20 anos", afirmou o prefeito.

A administração municipal estima investir R$ 1,8 milhão no recapeamento das Ruas: Padre Vitoriano Valente, Primeiro de Maio, Ludovico Betiati, Narciso Benatti, Manoel Martins, Massatoshi Roden, Maria Mantovanio Vazzi e Avenida dos Estudantes.

O restante do valor o prefeito investirá na duplicação da Avenida Ibraim Prudente da Silva. "Aplicaremos na reconstituição e duplicação dessa via, além das calçadas, galerias pluviais e iluminação pública. A nova avenida terá 24 metros e contará com estacionamento, ciclovias, faixa de pedestres e quatro pistas de rolamento, duas de cada lado do canteiro central. Tudo isso para que a via cumpra seu papel de artéria principal daquela região, com fluidez e segurança para todos", explicou José Maria.

O chefe do executivo objetiva com esses investimentos otimizar o tráfego de Ibiporã. Entretanto, o prefeito adianta que mesmo sendo uma das obras mais importantes da atual gestão, a duplicação da Ibraim Prudente da Silva, não será a primeira a ter início. "O projeto de duplicação está sendo executado pela empresa, Geovias Engenharia LTDA EPP, de Santa Catarina, que venceu a licitação. Precisamos receber o estudo realizado pela companhia e também a aprovação, do mesmo, junto a Paranacidade que é a executora e fiscalizadora do contrato, por parte do Governo Estadual. Após esses trâmites faremos a licitação para contratar uma empresa e iniciar a execução das obras", esclareceu o prefeito.

Após começar essas obras, se restar saldo provenientes desse empréstimo, a administração municipal aplicará os recursos na construção da ponte do Ribeirão Lindóia e sua estruturação. "Também aplicaremos na pavimentação do Marajoara, neste caso, depois de resolver algumas pendências do lançamento de contribuição de melhorias para aquela área", adiantou José Maria.

De acordo vice-prefeita, Sandra Moya, Ibiporã dá mais um passo ao desenvolvimento com a conquista desse recurso, junto ao Governo do Estado.  "O comprometimento da nossa administração municipal, liderada pelo prefeito José Maria, com a nossa cidade e toda a nossa população se reflete quando precisamos do apoio da União e do Estado, mesmo com o atual momento econômico que o país enfrenta", pontuou Sandra. "Esse recurso é muito importante e chega em boa hora, pois serão aplicados na área de infraestrutura, dando continuidade a diversos trabalhos que a nossa administração têm feito para que Ibiporã, cada vez mais, avance com qualidade de vida", acrescentou a vice-prefeita.

Segundo o governador, Beto Richa realizar um evento para liberar recursos financeiros a mais de 60 municípios só foi possível devido ao ajuste fiscal. "O Paraná se antecipou a crise. Diminuímos despesas, aumentamos a receita do Estado para poder continuar investindo nos municípios. Agora estamos incentivando a estruturação urbana viária dos municípios para proporcionar segurança, qualidade de vida e conforto aos nossos pedestres e motoristas", argumentou Richa.

Pagamento

O empréstimo será quitado com o Estado, em 60 vezes, descontado do ICMS municipal, a partir do depósito do Governo Estadual. Conforme o prefeito José Maria, o dinheiro só será liberado mediante a execução das obras, por parte de Ibiporã e apresentação da nota fiscal. "O que de fato Ibiporã tem é um crédito aberto junto à Paranacidade, garantido pela Agência de Fomento do Paraná, para liquidar os investimentos executados, segundo os programas aprovados pela Paranacidade", esclareceu José Maria.

O município fará o ressarcimento ao Governo Estadual, em aproximadamente seis anos, porém Ibiporã não terá dificuldades, "pois o desenvolvimento que estamos realizando na atração de novos empreendimentos para o nosso município será suficiente para amortizar este empréstimo, que hora tomamos com muita folga no fluxo de caixa", finalizou o prefeito.