Publicado em: 18/11/2015 15:24

Patrimônio público sofre com furtos e vandalismo

Patrimônio público sofre com furtos e vandalismo Patrimônio público sofre com furtos e vandalismo

A Administração Municipal tem investido nas estruturação das diversas áreas como saúde, esporte, cultura, educação, meio ambiente, entre outras. Porém, as obras, prédios e espaços públicos têm sofrido constantemente com ações de vandalismo, depredação e furto.

Um recente exemplo dessa situação é o furto que ocorreu nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Taquara do Reino. Cerca de 50m² de piso foram furtados da obra, na madrugada do dia 07 para o dia 08 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.

Mediante a uma denúncia anônima, na última segunda-feira (16), o Chefe do Núcleo de Defesa Social da Prefeitura de Ibiporã, Carlos Alberto Caprera, juntamente com a Polícia Militar (PM), chegaram a um endereço na Vila Rural, aonde parte dos pisos foram encontrados. "A moradora da casa, F.Z.P, foi encaminhada à Delegacia de Polícia e confirmou, em depoimento, que o material encontrado era proveniente do furto da UBS. O autor da ação é seu namorado W.F.O, residente de Jataizinho", explicou Caprera.

O restante dos pisos foram encontrados na residência do mesmo, na cidade vizinha, juntamente com os alambrados furtados do Viveiro Municipal, em outubro, aproximadamente 90m².

Segundo Caprera, os materiais foram recuperados e serão usados nas obras municipais das quais foram furtados.

Esse caso não é isolado. Outras obras municipais já sofreram com furtos e ações de vandalismo como por exemplo, as UBSs do Serraia, Vila Esperança, Jardim Pérola e Bom Pastor e o Centro de Saúde, além de Academias da Terceira Idade (ATI) e ginásios de esportes.

Recentemente foram instaladas grades, em volta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Cine Teatro Padre José Zanelli e da antiga Estação Ferroviária, com o objetivo de coibir as constantes ações deste tipo, que estavam degradando o patrimônio público.

Para o prefeito José Maria, além de crime, o vandalismo prejudica toda a população. "Construímos creches, postos de saúde e ampliamos expressamente todos os serviços prestados pela Administração Municipal. Porém, quando nos deparamos com uma situação de vandalismo, percebemos que, por muitas vezes, uma parcela da população se ausenta dos seus deveres, que é de zelar, cuidar, fiscalizar e melhorar os espaços públicos, que são de todos, prejudicando assim toda a sociedade", pontua José Maria.

Os munícipes que presenciarem ações de furto ou vandalismo podem avisar, anonimamente, a Polícia Militar através do 190 e também a Ouvidoria Municipal pelos telefones: 3178-8406 / 8455-2823 ou pelo e-mail: [email protected]. Seja cidadão e cuide do patrimônio público.