Publicado em: 23/11/2015 12:54

Getúlio Vargas, André Sert e Pedro Pelizer recebem recape asfáltico

Getúlio Vargas, André Sert e Pedro Pelizer recebem recape asfáltico Getúlio Vargas, André Sert e Pedro Pelizer recebem recape asfáltico

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, conclui nesta semana o recape asfáltico das Ruas Getúlio Vargas, André Sert e Pedro Pelizer, na área central de Ibiporã. Segundo a engenheira civil da secretaria de Obras, Gimeri Corsini Calsavara, as vias estão recebendo Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ) com três centímetros de espessura, melhorando as condições de tráfego por muitos anos. As vias também ganharão nova sinalização vertical e horizontal e rampas para cadeirantes nas esquinas.

O valor da obra é de R$250 mil, provenientes do orçamento da União, por meio do Ministério das Cidades, via emenda do deputado federal Edmar Arruda (PSC-PR).

Neste trecho também está sendo construída uma rotatória entre a avenida José Bonifácio e a Avenida Paraná (rotatória do HSBC). O objetivo é definir uma hierarquia de movimentos nos cruzamentos, e, dessa forma, promover maior agilidade ao tráfego, ao mesmo tempo em que assegura aos pedestres possibilidades de travessia das vias com segurança e acessibilidade. "Hoje aquele cruzamento serve para mais de cinco movimentos ao mesmo tempo. Quem vai virar para a esquerda fica na faixa, segura o trânsito e não deixa fluí-lo. Com a rotatória o trânsito nesta área será facilitado", explica Gimeri.

A construção, com previsão de término dentro de um mês, está sendo executada pela J.R.A. Pereira Construtora e Consultoria LTDA, de Londrina. O valor é de R$18.766,23, proveniente de recursos municipais. Além da rotatória, a obra inclui construção de meio-fio, calçada em concreto, piso tátil, pintura e placas de sinalização. "Este recape e a rotatória contribuirão em muito para regularização das ruas da área central e a melhoria do tráfego em uma área de grande fluxo de veículos e pedestres", assegura o prefeito José Maria Ferreira. A região também será contemplada com a reforma, ampliação e revitalização do Terminal Rodoviário José da Rocha Guedes, cujo término das obras está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

Outras duas rotatórias serão instaladas em cruzamentos perigosos - uma na confluência da Avenida Engenheiro Beltrão com a Duque de Caxias, e a outra na Souza Naves com a Rua Amazonas, próxima a Unidade Pronto Atendimento (UPA), no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia).

Plano de Melhoria Viária

Uma das prioridades da atual administração é a melhoria viária de Ibiporã. Rotatórias estão sendo construídas em cruzamentos perigosos e de grande movimento, a malha rodoviária está sendo reestruturada com recape asfáltico e sinalização. "O objetivo da Administração Municipal é recapear, até 2016, 400 mil m² de asfalto na cidade. Somente na área central são 70 mil m², um investimento de mais de R$1 milhão.  A maioria das vias está recebendo recapeamento com CBUQ, melhorando as condições de tráfego por muitos anos. Esta nossa conduta enxerga a Ibiporã do presente e preserva a Ibiporã do futuro. Esses recapes são para durar pelo menos 20 anos", argumenta o prefeito.

Recentemente foi implantado o sistema binário no município. Objetivando dar mais fluidez e segurança ao tráfego, 14 ruas da área central de Ibiporã passaram a ter sentido único. Sinalização horizontal e cerca de 500 placas de advertência foram instaladas orientando para as alterações viárias. Além do sistema binário, as melhorias incluem a implantação de estacionamento rotativo na área central e rotas alternativas para veículos de carga pesada e ônibus do transporte coletivo que fazem a linha intermunicipal.

Desde o final do ano passado o governo municipal está realizando a municipalização do trânsito. O Departamento de Trânsito e Urbanismo, a Junta Administrativa de Recursos de Infração - JARI e o Fundo Municipal de Trânsito estão sendo estruturados. A criação destes novos órgãos atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que atribuiu responsabilidades ao Município no Sistema Nacional de Trânsito, tais como planejar, implantar, manter e operar o sistema de sinalização viária.

O Departamento de Trânsito e Urbanismo Municipal será responsável pela fiscalização e concentrará de modo especializado as competências atribuídas pela legislação relacionadas ao trânsito. Dois órgãos estarão vinculados ao Departamento, a JARI que regulamentará os julgamentos dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo Departamento de Trânsito e Urbanismo, e o Fundo Municipal de Trânsito e Urbanismo, incumbido de gerir os recursos e aplicá-los na melhora do trânsito, conforme previsto no art.320 do CTB. "Estamos aguardando o credenciamento junto ao Detran PR para concluir o processo de municipalização do trânsito", informa José Maria.

Todas estas propostas de alteração do sistema viário de Ibiporã foram discutidas em audiência pública realizada no dia 26 de novembro de 2014, no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula.