Saúde

 

Publicado em: 23/11/2015 15:29

Bronzeando-se com o inimigo


Whatsapp

 

Bronzeando-se com o inimigo Bronzeando-se com o inimigo

 

 

 

Para quem está se preparando para o verão, com estoques de protetor solar e planos de um "bronze" caprichado, com ares de saúde e sensualidade, cuidado! Aquele alerta dos médicos do "use filtro solar" não é mais suficiente. Os Dermatologistas estão chamando cada vez mais atenção para a chamada "Luz Visível", que também pode ser danosa à pele, mas a maioria dos protetores não protege contra ela.

 

O próprio nome explica: Luz Visível é o que o nosso olho humano consegue enxergar. No caso do sol, é a luz responsável pela claridade. A luz artificial, com fortes lâmpadas em escritórios e lojas, por exemplo, além do computador à sua frente, também se encaixa no que se chama de Luz Visível. E veja o dado alarmante: oito horas de Luz Visível no escritório equivalem a uma hora e meia de exposição solar!

 

Pesquisas recentes revelam que além da radiação ultravioleta (UVA e UVB) e da infravermelha do sol, a Luz Visível também penetra na pele de forma danosa, e pode causar manchas, como o melasma, o envelhecimento precoce e até doenças, como urticárias. Fora isso, a própria radiação do sol contém Luz Visível. Ainda não está comprovada a relação da Luz Visível com o câncer de pele, embora os cientistas já estejam sugerindo o risco, já que toda influência na pele, a rigor, pode ter associação com o grave problema.

 

Como a indústria cosmética está apenas agora se atentando para a necessidade de incluir essa proteção em produtos atualmente disponíveis, o Dermatologista Rafael Garani, da rede municipal de saúde e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda: "O paciente deve prestar atenção no rótulo e optar por fotoprotetores que incluem a Luz Visível, com fator acima de 30. Aqueles com cor de base são os melhores, porque a cor atua como uma barreira natural". E complementa que "o uso de bonés, chapéus, óculos de sol e até luvas também ajuda na proteção". Garani lembra ainda que existem cápsulas vendidas em farmácias que auxiliam na prevenção do dano à pele. É preciso pensar: "o bronzeado perfeito, conquistado em horas de exposição ao sol, pode ser bonito naquele momento, mas o inimigo embora visível, pode ser perigosamente imperceptível", finaliza o médico.


Imagens