Agricultura

 

Publicado em: 16/12/2015 15:07

Fórum discute uso abusivo de agrotóxicos na produção agrícola


Whatsapp

 

Fórum discute uso abusivo de agrotóxicos na produção agrícola Fórum discute uso abusivo de agrotóxicos na produção agrícola


As consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos para a saúde e para o meio ambiente e a discussão das medidas necessárias a coibi-las foram tema da reunião regional do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos, realizada na quinta-feira (10), no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA-Senar/PR), em Ibiporã.

 

O evento foi promovido pelo Ministério Público de Ibiporã, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça, com atribuições na área ambiental, e a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio de órgãos afins (Adapar, Emater e Faep). Mais de 100 pessoas participaram da reunião, entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos públicos, instituições de ensino, agricultores e técnicos.

 

Dando boas vindas aos convidados, o prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância do evento, especialmente para a tomada de consciência a respeito das ações necessárias para conservação do solo e uso correto de agrotóxicos como prática essencial para a produção e manutenção da vida.

 

Ao fazer uso da palavra a promotora Révia Aparecida Peixoto de Paula Luna teceu considerações a respeito das consequências graves do uso excessivo e abusivo de agrotóxicos, ressaltando a necessidade dos trabalhos na área.

 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, enfatizou que 2015 foi eleito o ano da conservação dos solos pela Organização das Nações Unidas (ONU),  e dia 5 de dezembro - Dia Mundial do Solo - destacando as consequências do plantio incorreto nas propriedades, causador de danos graves aos solos e da perda de recursos materiais investidos, especialmente diante das fortes chuvas da época. "Faz-se necessária a tomada de uma posição firme e efetiva para a conservação dos solos", concluiu o secretário.

 

As palestras foram ministradas pelos seguintes convidados: Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, doutora Suzana Lucy Nixdorf, pesquisadora e professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), João Miguel Toledo Tosato, fiscal de Defesa Agropecuária na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e coordenador do Programa de Defesa do Alimento - fiscalização de agrotóxicos e afins, Ildefonso José Hass, engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Nilson Roberto Ladeia Carvalho, engenheiro agrônomo da Emater, e Marcos Valério de Freitas Andersen, engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

 

Os temas abordados foram: legislação ambiental e uso de agrotóxicos, consequências dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente, fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos, e acompanhamento do nível de contaminação dos produtos comercializados nos supermercados e Ceasa, manejo de pragas e doenças em grãos e manejo do solo e da água, boas práticas em olerícolas e situação do programa Alimento Seguro na região de Ibiporã e no Paraná.

 

Após os debates, foi elaborada uma de carta de intenções para pautar e orientar a atuação dos órgãos públicos na área. Entre as 17 intenções registradas estão a formação de uma rede institucional como comitê de trabalho sobre a questão dos agrotóxicos e do manejo de solo na Comarca (Ibiporã e Jataizinho), com a participação de representantes dos agricultores e órgãos públicos; elaboração de um diagnóstico, com levantamento dos problemas em relação ao uso inadequado de agrotóxicos, bem como do manejo do solo nas propriedades locais; intensificação da fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos e de domissanitários; conscientização dos agricultores à respeito das consequências do uso de agrotóxicos e sua capacitação e formação em boas práticas.