Publicado em: 18/12/2015 08:52

Destine parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais

Destine parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais Destine parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais

Você sabia que seu imposto de renda pode proteger as crianças da nossa cidade? O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza anualmente campanha "Futuro da Criança", que incentiva a comunidade a destinar parte de seu imposto de renda a entidades que atuam junto à rede de proteção a crianças e adolescentes de nosso Município.

Podem participar da Campanha as Pessoas Físicas com a destinação de até 6% do seu imposto de renda devido e Pessoas Jurídicas com até 1%, desde que a empresa utilize-se da tributação pelo lucro real. As contribuições podem ser feitas por meio de Destinação Direta, cujos recursos são distribuídos às instituições de acordo com as necessidades avaliadas pelo CMDCA; ou Destinação Casada, na qual 90% vão para a entidade da sua escolha, que esteja registrada no CMDCA, e 10% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prazo da doação é até 30 de dezembro, para abatimento na declaração a ser entregue no ano seguinte. Entre janeiro e abril de 2016 é possível doar apenas para o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA), que distribui os recursos.

O secretário de Finanças, José Aparecido de Abreu, lembra que quem utiliza a declaração simples para preencher as informações do imposto de renda não pode fazer a doação. "Os recursos só podem ser destinados por quem tem imposto devido e por quem faz a declaração completa", explica Abreu.

Segundo a secretária executiva dos Conselhos, Carla Sabino, todos os contadores de Ibiporã estão instruídos a orientar seus clientes a participar da campanha "Futuro da Criança". "Para concluir a destinação é necessário ir até a secretaria de Assistência Social (Rua João Barreto, 45 - antiga Estação Ferroviária) para receber o recibo com o valor destinado, o qual deverá ser apresentado na declaração do Imposto de Renda do ano seguinte", explica Carla.

Em Ibiporã sete entidades estão cadastradas no CMDCA e aptas a receber os recursos distribuídos por meio do FIA. "Além de investir em seu município, você ajuda a comunidade e pode acompanhar para onde este recurso foi destinado e como está sendo aplicado", pontua Carla Sabino.

Entidades aptas a receber os recursos

- Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (Apadevi);

- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);

- Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF);

- Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi);

- Centro Cultural Espaço Vida;

- Núcleo de Assistência Alimentação Maior (NALMA);

- Valorizando a Esperança

Fundo Municipal para a Infância e Adolescência

Banco do Brasil

Ag: 2110-5