Indústria e Comércio

Publicado em: 13/01/2016 14:31

Ibiporã tem o maior PIB per capita da Região Metropolitana de Londrina

Ibiporã tem o maior PIB per capita da Região Metropolitana de Londrina Ibiporã tem o maior PIB per capita da Região Metropolitana de Londrina

Ibiporã apresentou o expressivo crescimento de 21,23% no Produto Interno Bruto (PIB) per capta, de 2012 para 2013, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 18 de dezembro. O trabalho desenvolvido pela administração municipal elevou, em um ano, o PIB per capta municipal, de R$ 31.757,69 para R$ 38.501,45, fazendo a cidade ocupar o 26º lugar no ranking paranaense.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, o crescimento de Ibiporã deve-se aos esforços da administração municipal na área industrial. "Ibiporã revolucionou o modo de industrializar-se.  Desde 2009, com a atual gestão, o município tem atraído diversas empresas e alcançado ótimas posições econômicas no país", afirma ele.

Os dados apresentados pelo IBGE comprovam os esforços da administração municipal, nos últimos sete anos. O PIB per capta de Ibiporã sobressai a outras cidades da Região Metropolitana de Londrina (RML), como Arapongas, Cambé e Londrina que cresceram 2,44%, 12,33 e 3,13%, respectivamente. "O PIB per capta influencia diretamente a vida do cidadão, pois indica que a renda do morador está maior, ou seja, ele possui mais poder de compra. A consequência disso é mais vendas no comércio, mais empregos na prestação de serviços e qualidade de vida maior para toda a população da nossa cidade", explica o secretário.

A influência do aumento do PIB per capta da cidade é sentida também na administração pública. "Com mais movimentação do dinheiro na cidade, o município também possui mais poder econômico, o qual é aplicado em novas instalações como por exemplo, as ampliações e novas unidades de saúde, CMEIs e escolas, que foram entregues pela atual administração, além do aumento da prestação de serviços. Por isso é muito importante que o morador de Ibiporã aqueça o mercado local, que compre no comércio da nossa cidade. Isso rende tributos para serem reaplicados no município refletindo diretamente na vida de todos", esclarece Eik.

O desenvolvimento de Ibiporã destaca-se não apenas na região. O PIB do município é maior que a média nacional, de R$ 26.444,63 e também é superior ao do Paraná, maior que o brasileiro, no montante de R$ 30.264,90. "Hoje somos a terceira economia que mais cresce no cenário paranaense e não à toa, o maior PIB per capta da RML. Muito trabalho foi necessário para que Ibiporã colhesse esses frutos, entretanto, o programa industrial da administração não para por aqui. As perspectivas para o futuro são ainda mais positivas e manteremos esta linha de ação que mostra-se cada vez mais, ser muito promissora para o progresso de Ibiporã", finaliza o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik.