Publicado em: 14/01/2016 16:00

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 20 e 21

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 20 e 21 Recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 20 e 21

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente informa aos produtores rurais de Ibiporã que nos próximos dias 20 e 21 de janeiro fará o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em duas comunidades rurais. No dia 20, quarta-feira, o recebimento das embalagens será na Capela do Engenho de Ferro, das 9 às 17 horas. Dia 21, quinta-feira, será na capela da Boa Esperança, na saída para Sertanópolis, será no mesmo horário.

A campanha é uma parceria com a Associação Norte Paranaense dos Revendedores Agroquímicos (ANPARA), que se encarrega da coleta em todos os municípios que solicitam e depois, dá destinação final do material.

É obrigação do usuário de agrotóxicos proceder a tríplice lavagem (ou tecnologia equivalente) das embalagens rígidas que contenham formulações miscíveis ou dispersíveis em água.

Após o processo de lavagem, o agricultor deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Essas embalagens devem ser devolvidas até o prazo de um ano após a compra. Caso sobrem frações do produto na embalagem, a devolução deve ser feita até seis meses após o vencimento. Através deste procedimento, as embalagens devolvidas pelos usuários às centrais e postos de recebimento poderão ser recicladas; caso contrário serão consideradas contaminadas e remetidas para incineração.

É importante fazer o descarte correto das embalagens de agrotóxico para evitar a contaminação de rios e nascentes, além de evitar acidente com pessoas e morte de animais, visto que não se deterioram. "Abandono de embalagens de defensivos agrícolas é crime ambiental", explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Mais informações com Zambaldi (3348-0942/3344-0942/9972-1734) ou Valdecir (9961-2006), da ANPARA, ou no escritório da Emater em Ibiporã: 3268-2247.