Publicado em: 27/01/2016 15:11

Administração Municipal repassa recursos à instituições de Ibiporã

Administração Municipal repassa recursos à instituições de Ibiporã Administração Municipal repassa recursos à instituições de Ibiporã

O prefeito José Maria reuniu-se com representantes de oito entidades não governamentais que atuam no município para assinar o termo aditivo de repasses de Recursos de Subvenção para 2016, nesta segunda-feira (26), no gabinete. O Chefe de Gabinete, Manoelino de Carvalho, a secretária de Assistência Social, Ester Rosana Moura, os secretários de Administração e Finanças, Juarez Afonso Ignácio e José Aparecido de Abreu, respectivamente e o Controlador Geral do Município, Vinícius Fernandes Inácio estiveram presentes na reunião.

Segundo Ester, para receber o repasse da Prefeitura, as entidades precisam apresentar o Plano de Aplicação de Recursos ao Conselho Municipal de Assistência Social. "O conselho é responsável por analisar todas as questões do plano apresentado pelas organizações e avaliar se estão aptos a receber o convênio", explicou ela. "Para aditivar este convênio que foi firmado ano passado, as entidades tiveram que apresentar outro projeto, porém, referente a 2016", complementou a secretária.

As oito entidades: Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Núcleo de Alimentação Maior (Nalma), Associação das Senhoras Voluntárias, Centro de Convivência Espaço Vida, Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã (Apae), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (Apadevi) e o Lar Padre Leone receberão da Prefeitura o repasse total de R$ 387.652,20 durante o ano de 2016. "Os valores repassados a cada instituição considera o número de pessoas que o projeto atende e a complexidade do serviço prestado", informou a secretária de Assistência Social, Ester Rosana de Moura.

Conforme a presidente da Associação das Senhoras Voluntárias, Marilza Dias de Oliveira, o repasse é bem-vindo à associação. "Todo ano recebemos este dinheiro que é fundamental para desenvolvermos nosso trabalho junto à comunidade ibiporaense. Este recurso contribui muito na compra dos alimentos que fornecemos todas as terças e quintas-feiras, para as pessoas mais necessitadas de Ibiporã", expões Marilza.

Segundo o presidente do Centro de Convivência Espaço Vida, Durvalino Biliato, que atende a 100 crianças e adolescentes, em oficinas e esportes, o repasse é usado para o lanche dos participantes e também no combustível destinado a um outro projeto da entidade. "Atendemos a 60 famílias no projeto 'Sexta Verde', no qual recolhemos alimentos no Ceasa, separamos e entregamos a essas famílias", esclareceu ele.

Três instituições receberão, ainda, por meio do governo municipal o valor total de R$ 140.466,16 da União, sendo R$ 111.776,76 para a Apae, para a Apadevi R$ 11.184,40 e R$ 17.500,00 para o Lar Pe. Leone.  De acordo com o secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, todos os repasses às instituições são fiscalizados pela Prefeitura, através da Controladoria Geral do Município. "O tribunal de Contas também faz essa fiscalização. É observado se o dinheiro se está sendo usado seguindo o Plano de Aplicação apresentado e, caso haja alguma irregularidade, o convenio é suspenso e a entidade precisa ressarcir os valores recebidos", finalizou o secretário.