Publicado em: 03/02/2016 11:35

Agentes municipais já atuam no trânsito de Ibiporã

Agentes municipais já atuam no trânsito de Ibiporã Agentes municipais já atuam no trânsito de Ibiporã

Desde o início do ano o trânsito na área central de Ibiporã está sendo organizado por agentes municipais de trânsito. Quatro servidores municipais, nomeados por meio de concurso público realizado em 2014, trabalham na orientação aos motoristas e organização do trânsito, garantindo maior fluidez e segurança aos cidadãos que trafegam pelas vias centrais do município. "Por enquanto o trabalho é apenas de orientação sobre as irregularidades cometidas, o novo sentido de algumas vias, auxílio dos pedestres na travessia de ruas e avenidas. Assim que o Departamento de Trânsito estiver completamente estruturado os agentes fiscalizarão o cumprimento da legislação de trânsito, com poder de polícia administrativa, no âmbito da competência municipal", informa o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Carlos Alberto Caprera. Conforme o diretor, a convocação de mais agentes de trânsito dependerá da demanda.

Segundo os agentes, as infrações mais comuns no trânsito ibiporaense são a parada ou estacionamento irregular, transitar na contramão e não utilização do cinto de segurança. Em um mês foram realizadas cerca de 1.200 abordagens. "É muito comum os motoristas estacionarem em vagas destinadas a idosos, deficientes, motocicletas, carga e descarga. Outra situação frequente é a dos comerciantes que colocam cones ou cadeiras na via pública para reservar vagas em frente ao seu estabelecimento. Isso configura privatização da via pública, passível de multa e recolhimento do material. Trata-se de um hábito que dificulta a rotatividade e fluxo dos veículos", alerta o agente municipal de trânsito Gabriel dos Reis Boratto.

De acordo com Caprera, de um modo geral o trabalho dos agentes municipais de trânsito tem sido bem entendido. "O número de veículos cresceu bastante em Ibiporã, entretanto, as ruas continuaram com o mesmo tamanho de anos atrás, não comportando eficientemente a frota atual. As alterações viárias que estão sendo realizadas e o disciplinamento do trânsito objetivam melhorar a mobilidade urbana. Como regra geral, orientamos o motorista a solicitar apoio do agente sempre que sentir necessidade. Os servidores também estão orientados a anotar as críticas e sugestões para a melhoria do nosso trânsito", afirma o diretor do departamento.

Com dificuldade de locomoção, o aposentado Anésio Sacoman foi abordado por um agente de trânsito porque ao estacionar seu veículo em uma vaga para portador de deficiência não apresentou a credencial, embora tivesse um adesivo que identificava a sua condição especial. "Tenho apenas a credencial para estacionar em vaga de idoso, mas acabei não colocando. Não sabia que precisava apresentar o documento de deficiente físico também. Vou providenciar", assegura Sacoman.

A auxiliar administrativa Katlin Marçal levou um susto ao saber que a vaga em que sempre estacionava o carro não pode ser mais utilizada. "Esta rotatória (em frente ao HSBC) foi construída há pouco tempo. Ainda não estamos acostumados", justificou. Katlin considera importante a presença dos agentes de trânsito nas vias. "Outro dia quase bati em um carro que trafegava na contramão. É perigoso. Também vejo muitos motoristas estacionando em vagas especiais, além de poucos usarem o cinto de segurança, inclusive eu, reconheço. Fazendo cumprir a legislação teremos um trânsito mais seguro", argumenta a munícipe.

Municipalização

Uma das prioridades da atual administração é a melhoria viária de Ibiporã. Rotatórias foram construídas em cruzamentos perigosos e de grande movimento, a malha rodoviária está sendo reestruturada com recape asfáltico e sinalização. "O objetivo da Administração Municipal é recapear, até 2016, 400 mil m² de asfalto na cidade. Somente na área central são 70 mil m², um investimento de mais de R$1 milhão.  A maioria das vias está recebendo recapeamento com CBUQ, melhorando as condições de tráfego por muitos anos. Esta nossa conduta enxerga a Ibiporã do presente e preserva a Ibiporã do futuro. Esses recapes são para durar pelo menos 20 anos", argumenta o prefeito José Maria Ferreira.

Recentemente foi implantado o sistema binário no município. Objetivando dar mais fluidez e segurança ao tráfego, 14 ruas da área central de Ibiporã passaram a ter sentido único. Sinalização horizontal e cerca de 500 placas de advertência foram instaladas orientando para as alterações viárias. Além do sistema binário, as melhorias incluem a implantação de estacionamento rotativo na área central e rotas alternativas para veículos de carga pesada e ônibus do transporte coletivo que fazem a linha intermunicipal.

O projeto de municipalização do trânsito está em andamento. O Departamento de Trânsito e Urbanismo, a Junta Administrativa de Recursos de Infração - JARI e o Fundo Municipal de Trânsito estão sendo estruturados. A criação destes novos órgãos atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que atribuiu responsabilidades ao Município no Sistema Nacional de Trânsito, tais como planejar, implantar, manter e operar o sistema de sinalização viária.

O Departamento de Trânsito e Urbanismo Municipal será responsável pela fiscalização e concentrará de modo especializado as competências atribuídas pela legislação relacionadas ao trânsito. Dois órgãos estarão vinculados ao Departamento, a JARI, que regulamentará os julgamentos dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo Departamento de Trânsito e Urbanismo, e o Fundo Municipal de Trânsito e Urbanismo, incumbido de gerir os recursos e aplicá-los na melhora do trânsito, conforme previsto no art.320 do CTB.

Todas estas propostas de alteração do sistema viário de Ibiporã foram discutidas em audiência pública realizada no dia 26 de novembro de 2014, no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula.