Publicado em: 03/02/2016 15:16

Alistamento Militar pode ser feito pela internet

Alistamento Militar pode ser feito pela internet Alistamento Militar pode ser feito pela internet

Desde o dia 1º de janeiro de 2016, o Alistamento Militar no Paraná e em outros oito estados brasileiros já pode ser realizado online, por meio do acesso à internet de computador ou tablet, diretamente na página do Sermil: www.alistamento.eb.mil.br. Em Ibiporã, a Junta de Serviço Militar, localizada no piso térreo da Prefeitura, disponibiliza em suas instalações equipamento para o alistamento dos cidadãos que não têm acesso à internet.

O alistamento militar é obrigatório para jovens que completarão 18 anos em 2016. Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Por isso, o prazo para o alistamento encerra-se dia 24 de junho.

Como fazer?

Uma vez acessada a página de alistamento online, a pessoa deverá clicar em uma barra na cor verde com a inscrição "QUERO ME ALISTAR". Será aberta uma nova página onde o cidadão optará pelo Estado e município no qual deseja se alistar. Após preencher essas informações, deverá clicar em "AVANÇAR".

Caso o cidadão não possua CPF, na parte direita da página há uma relação de documentos necessários ao alistamento, sendo que o último consta a seguinte descrição: "CPF, caso não possua faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal aqui". O cidadão será direcionado ao site da Receita Federal onde poderá solicitar o CPF preenchendo os dados solicitados.

Após clicar em "AVANÇAR", conforme descrito acima, será aberta uma nova página onde o cidadão preencherá os espaços indicados com informações básicas, endereço residencial, documentação apresentada e informações adicionais. A pessoa deverá ter uma atenção especial ao preenchimento do endereço de e-mail (e-mail válido), pois este é o canal que o sistema utilizará para manter o alistado informado sobre os próximos passos, com função semelhante aos carimbos que atualmente são colocados nos campos impressos.

Preenchidos todos os campos obrigatórios, será preciso digitar o código tipo "captcha" que se destina a identificá-lo como humano e em seguida, clicar em "SALVAR". Depois disso, será aberta uma nova página com um questionário tipo anamnese, que deverá ser completamente respondido. Em seguida, é preciso clicar novamente em "SALVAR".

Após essas etapas, será apresentado pelo Sistema o alistamento concluído, com RA e dados pessoais. Se desejar, o cidadão poderá imprimir o Formulário de Alistamento.

Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar, Oswaldo Kondo, em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional. "O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público", alerta Kondo.

Mais informações na Junta do Serviço Militar (piso térreo da Prefeitura Municipal de Ibiporã), de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 13 às 17 horas. Telefones: 3178-0242.