Cultura e Turismo

Publicado em: 12/02/2016 11:00

Eventos do Circuito das Capelas começam em março

Eventos do Circuito das Capelas começam em março Eventos do Circuito das Capelas começam em março

O Governo Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inicia dia 19 de março os eventos de entrega do livro e dos quatro filmes que integram o Circuito das Capelas - Projeto de recuperação da memória de Ibiporã. Os objetivos são a preservação da memória, valorização da cultura local e promoção do turismo.

Todas as comunidades participantes (23) serão visitadas até o final do ano e receberão uma cópia do material impresso e audiovisual. As datas de entrega foram definidas em reunião com as lideranças de cada capela. (ver programação completa em anexo).

O primeiro evento será dia 19 de março (sábado), às 19h30, na Capela São José, na Taquara do Reino. No dia seguinte, domingo (20 de março), às 9h30, será a vez da Capela São Sebastião, no Guarani. Os eventos são abertos ao público e toda a comunidade da região está convidada a participar.

Serão exibidos na ocasião os documentários com depoimentos de pioneiros e moradores de cada capela, além de belas imagens que mostram a cultura e o valor histórico e artístico dessas localidades. Venha assistir e conhecer um pouco mais sobre essas comunidades de Ibiporã.

A produção do material ficou a cargo da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o projeto dá sequência ao trabalho executado pela administração municipal, de recuperação da história e memória do município. Já foram realizados os projetos 'Nossa Gente - Nossa História', publicados os dois volumes do 'Compêndio Histórico de Ibiporã', depois os projetos 'Álbuns Urbanos', 'Modernização do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã', a reforma e restauração da Estação Ferroviária, que se transformou no Museu do Café, além do projeto 'Contos e Causos - História viva de Ibiporã', que resultou na produção de oito DVD-books que trazem histórias dos nossos pioneiros.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

"Agora completamos o ciclo com o Circuito das Capelas, que é uma forma de recuperarmos a nossa história a partir dos pontos onde os pioneiros que aqui chegaram, se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras", diz o idealizador do projeto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

"As capelas são espaços que traduzem a forma de viver e conviver dessas famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar", diz Dutra. O trabalho  de pesquisa resultou em um book com relatos, fotos e documentos destes locais, quatro documentários com 40 minutos de duração em média, agenda anual de festividades e mapa turístico. Também faz parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a visitação desses espaços. "Afinal, algumas capelas, além do valor histórico, também agregam importância artística e arquitetônica", diz o secretário.

Idealização: Julio Dutra

Coordenação do projeto e edição: Jaime Kaster

Edição audiovisual e arte: Vradson Castro

Entrevistas e colaboração: Larissa Mariano

Colaboração: equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, PMI, padres das paróquias e representantes das comunidades.