Publicado em: 24/02/2016 09:09

Administração Municipal investe na melhoria asfáltica de 404 mil m² em 2016

Administração Municipal investe na melhoria asfáltica de 404 mil m² em 2016 Administração Municipal investe na melhoria asfáltica de 404 mil m² em 2016

A administração municipal iniciou 2016 executando projeto audacioso para a infraestrutura viária de Ibiporã. Neste ano 344 mil m² de asfalto serão recapeados e mais 60 mil m² serão de asfalto novo, totalizando 404 mil m² de melhorias nas ruas e avenidas do município. O investimento será de R$ 9.556 milhões, desse montante cerca de R$ 3 milhões serão de recursos próprios da Prefeitura e o restante do Governo Estadual, por meio de financiamento, através da Agência de Fomento do Paraná, sob o comando do Secretário de Desenvolvimento Urbano, o deputado estadual Ratinho Junior.

De acordo com o prefeito José Maria, o asfalto tornou-se prioridade, após concluídas as ações de reestruturação na área da saúde, educação, esporte e trabalho. "O administrador público precisa trabalhar com prioridades. Nos seis primeiros anos de mandato, nossa administração debruçou-se sobre pontos fundamentais em qualquer município, por isso, reformamos, ampliamos e construímos novas creches, escolas, unidades de saúde. Construímos praças de esportes e lazer, melhoramos também as estruturas da Agência do Trabalhador, expandimos e disciplinamos o crescimento vertical da área urbana, além de ter criado condições para alavancar a nossa economia e termos qualificado mais de 10 mil profissionais", explica o prefeito.

O projeto asfáltico que está em execução, segundo o prefeito, equivale a um trajeto de 58 km de extensão com 7 m de largura e dará seguimento aos esforços iniciados pela administração em 2015, quando foram recapeados 70 mil m² somente na área central. "Entendemos que o pavimento está numa situação de estresse de material, o que não permite uma boa recuperação com a operação tapa buracos, necessitando de uma cobertura linear do piso", afirma José Maria.

As melhorias viárias não se restringem apenas ao recape com CBUQ - Concreto Asfáltico Usinado a Quente e micropavimento, mas incluem também as galerias pluviais. "Todo o asfalto novo em construção está sendo implementado com as galerias pluviais.  Nas áreas que estão recebendo o recapeamento também está sendo implantada a rede de galerias pluviais, isto quando necessário. Nestes locais estamos cortando o asfalto e instalando novas galerias para que asseguramos um serviço de qualidade", assegura o prefeito.

A reforma asfáltica de Ibiporã será estendida aos bairros, entre eles os Conjuntos Lourenço Bacarin e Antônio Frederico, os Jardins Tupi, Éden, Dom Bosco, Bom Pastor, San Rafael, Terra Bonita, Santa Paula e Vila Esperança.

Serão recapeadas as Avenidas dos Estudantes, Ronat Walter Sodré, André Sert, Luiz Ferrari, Londrina, Paraná, José Pelisson e Santos Dumont e as ruas: Primeiro de Maio, João Nóbrega, Kikuiti Tanno, Luiz Carlos Zanni, Alcides Tonon, Getúlio Vargas, Pedro Pelizer, Sete de Setembro, Xavier da Silva, Massatoshi Ronden, Vitoriano Valente, Narciso Benatti, Primavera, Manoel Martins, Ludovico Betiate, Maria Mantovani Vazzi, Duque de Caxias, Uraí, Porecatu, Sabãozinho e Amador Bueno.

Segundo a engenheira civil da Secretaria de Obras, Gimeri Corsini Calsavara, a escolha da capa aplicada é determinada pelo estado do asfalto e pode ser micropavimento de 8 ou 12 milímetros e o CBUQ de 2 ou 3 centímetros, "Analisamos a intensidade do tráfego da via, quantidade de buracos, degradação e durabilidade que o material proporcionará ao piso específico", esclarece ela. "Uma rua, por exemplo, que não tem muito tráfego e apresenta uma malha asfáltica pouco danificada, não necessita de uma capa selante de CBUQ de 3 cm. O micropavimento aumenta a vida útil do asfalto já existente", exemplifica a engenheira.

Os 60 mil m² de asfalto novo contemplarão o Jardim Marajoara, assim como as ruas da Figueira, Pepino, Porteira, Vitoriano Figueira, Pedro Monari e Estrada das Três Figueiras, além da ampliação das Avenidas: João Nóbrega, Souza Naves e Ibraim Prudente da Silva.  Só neste ano já foram recapeados mais de 13 mil m² de asfalto em Ibiporã, entre a Av. Ronat Walter Sodré, Av. André Sert, parte das Ruas Alcides Tonon, Vitoriano Valente e Primeiro de Maio.

Atenta as necessidades da cidade, a administração municipal tem trabalhado para melhorar a Ibiporã do presente, projetando a cidade do futuro. "Esses investimentos na malha asfáltica da cidade são para durar cerca de 20 anos. Trabalhamos para que todos os ibiporaenses possam sentir que a cidade está sendo preparada para que possam viver melhor aqui", garante o prefeito. "Nossa gestão trabalha para que o cidadão sinta orgulho de morar em Ibiporã. Que sua morada aqui seja uma opção de amor à cidade. Que Ibiporã possa devolver a todos os moradores qualidade de vida, em relação a saúde, educação, infraestrutura, saneamento, cultura,  locomoção  e transporte, lazer enfim, tudo aquilo que o cidadão pode esperar do setor público", finaliza José Maria.