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Publicado em: 25/02/2016 09:57

Administração Municipal realiza melhorias na iluminação pública


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Administração Municipal realiza melhorias na iluminação pública Administração Municipal realiza melhorias na iluminação pública

 

Desde que assumiu os ativos da iluminação pública, há um ano, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, tem realizado diversas melhorias, tanto na área urbana como na rural.

 

 Recentemente foi realizada a manutenção de iluminação pública em 300 pontos da cidade e a substituição de iluminação de acordo com projeto elétrico aprovado pela Copel Distribuição no Conjunto Habitacional Canadá, Jardins Engenheiro Francisco Beltrão e John Kennedy e Vila Romana. Os serviços, no valor de R$77 mil, foram executados pela HT Engenharia Elétrica e Telecomunicações, de Londrina, e custeados pela Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), paga pelos consumidores/contribuintes por meio da conta de luz. "Foram substituídas as luminárias de 70 watts para as de vapor de sódio de 150w, mais potentes e sustentáveis, além da troca, em alguns casos, de todo o conjunto (braço, relé, reator, luminária). Na Avenida Engenheiro Francisco Beltrão e no jardim Canadá, por exemplo, todas as lâmpadas foram trocadas", ressalta o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras, Diogo Francisco Perez.

 

Perez acrescenta que na semana passada também foram concluídas as melhorias na iluminação das ruas Antonio Calsavara, Antonio Sabino e Olegário Rocha, no Parque Industrial IV. Também se encontra em fase final a execução da rede de energia elétrica e iluminação pública no Condomínio Empresarial Nenê Favoreto, localizado na PR-090  saída para Sertanópolis. "Outra melhoria será realizada na avenida Ibrahim Prudente da Silva, que ganhará iluminação dupla e deslocamento de rede da calçada para o canteiro central", explica o engenheiro. Outro local que receberá em breve melhorias é o Condomínio Horizontal Marajoara.

 

 De acordo com Perez, no ano passado também foram instaladas luminárias na Taquara do Reino e na entrada do Conjunto Habitacional Miguel Petri, execução da iluminação em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, no Conjunto Pedro Morelli, rotatórias e substituição de luminárias de 70wats para 150W em várias ruas da cidade. "Estamos nos empenhando para oferecer um serviço de iluminação pública mais resolutivo e de qualidade, propiciando mais segurança, facilidade na locomoção de transeuntes e veículos e melhorando o visual da cidade", ressalta o prefeito José Maria Ferreira.

 

Investimentos

 

Há pouco mais de um ano as prefeituras municipais assumiram os ativos de iluminação pública, antes sob gestão das distribuidoras de energia. A mudança foi definida pela Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel) em setembro de 2010, com a publicação da Resolução 414. Com a normativa, a Aneel atende a Constituição Federal (CF) de 1988, que define a iluminação pública como responsabilidade do município e, para isso, permite a cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

 

A Administração Municipal investiu cerca de R$1,3 milhão na aquisição de equipamentos, materiais e contratação de pessoal para realizar este atendimento. "O município investiu R$428 mil de recursos próprios na compra de um caminhão com cesto aéreo e uma caminhonete com escada giratória, além de quase R$1 milhão na compra de materiais de iluminação como lâmpadas, reatores, luminárias, braços de lâmpada para poste e fios para iniciar o serviço", informa o secretário de Obras, Alexandre Casagrande.

 

Ibiporã possui cerca de 6.800 pontos de iluminação. 

 

 

Solicitação de serviços

 

 A Prefeitura Municipal de Ibiporã disponibilizou o telefone geral da Secretaria de Obras - 3178-8449- para a solicitação de serviços, como a substituição de lâmpadas e demais componentes da iluminação das ruas (luminárias, lâmpadas, relés e reatores). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

 

 Outra opção é vir pessoalmente à Secretaria de Obras, localizada no piso térreo da Prefeitura (Rua Padre Vitoriano Valente, 540, Centro). "O consumidor deverá preencher um formulário informando nome completo, rua, bairro e identificação do poste que deverá ser feita a manutenção. O prazo para execução é de até três dias úteis, mas a equipe traça um roteiro para dar mais resolutibilidade ao serviço", assegura Perez.  

 

 


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