Publicado em: 25/02/2016 10:59

Condomínio Marajoara recebe benfeitorias

Condomínio Marajoara recebe benfeitorias Condomínio Marajoara recebe benfeitorias

Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, está executando várias melhorias no Condomínio Horizontal Marajoara.

Com investimentos de cerca de R$1,5 milhão, custeados pelo governo municipal, juntamente com os moradores do condomínio, via Contribuição de Melhoria, a obra pública contempla pavimentação, meio fio, melhorias na iluminação, limpeza, movimentação de terra e construção de galerias pluviais.

O prefeito José Maria Ferreira discutiu com os moradores as melhorias no local em reuniões realizadas no final de 2014. A lei nº 2.739/2014 instituiu a Contribuição de Melhoria, para fazer face ao custo da obra pública.

Segundo a lei, "após o término da obra pública, a Administração elaborará o cálculo da Contribuição de Melhoria, por meio da comparação do custo efetivo da obra a ser rateado e a valorização imobiliária estimada, com base em laudo de avaliação, admitindo-se como valor da Contribuição de Melhoria devida o menor". Ainda conforme a legislação, o contribuinte terá prazo de 30 dias para realizar o pagamento à vista com 10% de desconto,  ou requerer o parcelamento em até 36 vezes, sem qualquer desconto.

Conforme a engenheira da Secretaria de Obras, Gimeri Corsini Calsavara, as ruas Ilha das Malvinas, Ilha de Marajó, Ilha Fernando de Noronha, Flor de Lótus e das Acácias serão atendidas com 1.900 metros lineares de galerias pluviais, 80 boca de lobo, 29 poços de visita, 3.562 metros lineares de meio fio e 15.513 m³ de pavimentação asfáltica tipo C.B.U.Q (Concreto betuminoso usinado a quente), de três centímetros, trazendo melhorias importantes para aquela comunidade. "No momento estão sendo assentados os tubos das galerias pluviais e preparadas as ruas para a colocação do meio fio", informa Gimeri.

"Há mais de 40 anos o Condomínio Horizontal Marajoara está à espera da infraestrutura necessária de asfalto, galerias pluviais e meio fio. Tomamos a opção de começar pelas ruas Malvinas, Flor de Lótus, Acácias, Marajó e Fernando de Noronha, compreendendo a primeira etapa deste processo, para possibilitar também aos moradores do Conjunto Residencial do Engenho que  se beneficiarem  dessa infraestrutura", argumenta José Maria.

O serviço está sendo executado pela KRB Construtora, de Londrina. "O prefeito José Maria assinou a ordem de serviço em dezembro, e a previsão é que as obras fossem concluídas em quatro meses. Contudo, estamos enfrentando um período de muitas chuvas, as quais atrasaram o cronograma em pelo menos dois meses", justifica a engenheira.

Iluminação

Dentro das benfeitorias previstas estão as adequações e melhorias na iluminação pública de todas as ruas do Marajoara. O engenheiro eletricista da Secretaria de Obras, Diogo Francisco Perez, detalha que o projeto contempla a complementação e instalação de rede de alta tensão, instalação de 49 novos postes, 133 luminárias de vapor de sódio de 150 watts e seis transformadores, substituindo a rede de tensão rural pela urbana, mais potente e econômica. "As adequações vão melhorar não apenas a iluminação das ruas, garantindo mais conforto e segurança aos moradores, mas também a energia elétrica fornecida para cada residência", assegura Perez.

Segundo o engenheiro, a obra,  orçada em R$316 mil, será custeada pela Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), paga pelos consumidores/contribuintes por meio da conta de luz. "O processo licitatório já foi concluído e assim que o contrato for assinado com a empresa vencedora a obra será iniciada. O prazo de execução é de até 90 dias", complementa Perez.

Compreendendo mais de 200 lotes, as obras no Condomínio Horizontal Marajoara beneficiarão cerca de mil pessoas. "Sem dúvida, é uma valorização muito grande que estaremos proporcionado àquela região, tanto do ponto de vista imobiliário, como do ponto de vista da qualidade de vida e conforto que levaremos àquelas famílias", conclui o prefeito.