Publicado em: 09/03/2016 13:29

Ibiporã controla população de animais abandonados com castração

Ibiporã controla população de animais abandonados com castração Ibiporã controla população de animais abandonados com castração

Atenta a superpopulação de animais abandonados, a administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, através da Lei 2772/2015, instituiu ano passado o Programa Permanente de Controle Populacional de Animais abandonados do Município de Ibiporã.

Conforme o prefeito, José Maria, a instituição do programa de castração de animais em Ibiporã surgiu da necessidade do controle populacional dos animais de rua. "A cada dia observa-se mais animais sendo soltos nas nossas ruas, o que aumenta o risco à saúde pública, além do risco físico a transeuntes. Bem como, reduzir o contato entre animais errantes e a população nos locais públicos.  Com o controle populacional, via castração, pretende-se uma redução significativa ao longo do tempo desses animais", explica José Maria.

O programa objetiva evitar a procriação de cães e gatos abandonados em espaços públicos ou acolhidos por instituição de entidades dedicadas aos animais. Visa também controlar doenças dos pets que possam ser transmitidas as pessoas. "Até o momento 108 fêmeas e 32 machos foram cadastrados e castrados", informa o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e veterinário, Tomás Falkowski.

Quando idealizado o programa, o bem estar dos animais foi peça fundamental para sua execução.  Conforme Falkowski, a castração proporciona benefícios aos animais. "A ausência de reprodução, evita a transmissão de doenças entre animais como sarnas, carrapatos e algumas, inclusive, que podem atingir os seres humanos. Além de diminuir o risco de o animal desenvolver tumores de mama ou próstata", garante ele.

Além do processo cirúrgico, o programa inclui também medicamentos, carrapaticida, exames clínicos e o pós-operatório. Após ser castrado, o animal deve voltar a clínica para avaliação e retirada dos pontos, em até 14 dias. "A atitude de pessoas e entidades participando ativamente deste projeto tem sido de grande ajuda para nós, pois os cuidados do pós-operatório são de responsabilidade do proprietário ou então do guardião dos animais. Muitas pessoas têm adotado os bichos nesse período de cuidado extra", afirma o secretário.

O programa abrange também as famílias de Ibiporã que possuem cães e gatos e são cadastradas na secretaria de Assistência Social, por receberem benefícios do programa Bolsa Família ou serem acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI). "Essas famílias também poderão castrar o seu animal de estimação sem custo algum", esclarece o secretário.

A Clínica Villa Pet foi contratada pela administração municipal, por meio de licitação, para realizar o serviço. O valor do contrato anual é de R$ 335.600,00 e pode ser prorrogado por mais um ano.

Para mais informações sobre o Programa Permanente de Controle Populacional de Animais do Município de Ibiporã, procure a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente no piso térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas ou pelo telefone: 3178-8400.