Publicado em: 11/03/2016 11:36

Administração Municipal retoma obras da quadra do Lourenço Bacarin

Administração Municipal retoma obras da quadra do Lourenço Bacarin Administração Municipal retoma obras da quadra do Lourenço Bacarin

As obras de reforma, ampliação e cobertura da quadra poliesportiva e reforma e ampliação do centro comunitária do Conjunto Habitacional Lourenço Bacarin estão sendo retomadas. Os trabalhos estavam paralisados porque os projetos foram alterados e necessitavam de aprovação do governo federal, via Ministério do Esporte, repassador de parte dos recursos da obra da quadra. "Logo no início dos trabalhos, em janeiro de 2015, foram encontradas rochas no fundo do terreno, o que exigiu várias alterações no projeto estrutural. A chuva também atrapalhou o andamento do serviço", explica a fiscal da obra, a engenheira da Secretaria de Obras, Kátia Helena Bitencourt Poluceno.

A área a ser reformada da quadra poliesportiva é de 535,45m² e a ser ampliada 217,83 m², totalizando 753,28 m².  A quadra terá piso em concreto armado, cobertura em telha metálica, arquibancada com capacidade para 100 pessoas, depósito para guardar materiais esportivos, vestiário masculino e feminino e banheiro adaptado para portador de necessidades especiais. O entorno da quadra também será revitalizado, com a construção de calçada externa, com piso tátil e rampa, jardinagem e iluminação.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Sérgio Victor, a base para implantar a cobertura da quadra e os vestiários estão prontos. A previsão de entrega é junho. A obra está sendo custeada pela Administração Municipal em parceria com o governo federal, sendo R$ 243.750,00 do Ministério do Esporte e contrapartida de R$363.783,00 de recursos próprios, totalizando investimentos de R$607.533,00.

Já o Centro Comunitário, localizado à Rua Estiva, a pedido dos moradores, ganhará cozinha com churrasqueira e balcão de atendimento, salão de festas com palco, depósito e área de serviço. A área a ser reformada é de 230,36m² e área de ampliação 67,00m². O valor a ser investido na reforma e ampliação é de R$111.122,05, provenientes de recursos municipais. A responsável pela obra é a Norma Construções Civis Ltda, de Londrina.

De acordo com o secretário de Esportes, Jayme Lino, a quadra foi construída há mais de 15 anos e já não atendia as necessidades da crescente população. "O espaço foi edificado em medidas mínimas porque atendia a uma região com poucos habitantes, mas essa realidade mudou. A quadra e o Centro Comunitário também são usados por moradores de bairros vizinhos, para a realização de cursos, eventos e atividades lúdicas para crianças e idosos, além do esporte. Com a reforma visamos dar mais conforto e comodidade aos usuários", explica Lino.

Quadra Coberta do Jardim Éden

Outra população que ganhará em breve novas estruturas para a prática esportiva é a do Jardim Éden. Como estava praticamente sem condições de uso, a quadra está sendo toda reformada e ampliada. A estrutura ganhou cobertura metálica de 1.413 m², piso em concreto armado, arquibancada com capacidade para 300 pessoas, depósito, banheiro para portador de necessidades especiais e vestiários masculino e feminino. O entorno também está sendo revitalizado, com a colocação de paver na calçada, aumento e pintura do muro, plantio de grama, drenagem do terreno e iluminação.

Esta obra também enfrentou contratempos, como problemas na fundação, os quais exigiram readequações no projeto, o que acabou atrasando o cronograma de trabalho. "Está faltando apenas a pintura da quadra e as obras do entorno também já iniciaram. A previsão de entrega é maio", informa o fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria de Planejamento, Luciano Pansardi Ouro.

O valor a ser investido na reforma e ampliação é de R$677.487,55 (recursos federais e municipais). A obra está sendo executada pela Opus Prima Engenharia, de Londrina.

"Estamos dotando a cidade com estruturas físicas para a prática do desporto, pois consequentemente investimos em saúde preventiva. A prática esportiva regular tira o cidadão da condição de sedentário e isso influencia diretamente na qualidade de vida dos nossos munícipes e promoção da saúde. É um trabalho preventivo, pois com mais pessoas saudáveis diminuímos as filas nas farmácias e a procura por consultas relacionadas a problemas causados pelo sedentarismo", explica o prefeito José Maria Ferreira.