Publicado em: 16/03/2016 16:38

Circuito das Capelas começa na Taquara e no Guarani neste final de semana

Circuito das Capelas começa na Taquara e no Guarani neste final de semana Circuito das Capelas começa na Taquara e no Guarani neste final de semana

Atenção Ibiporã e região: começa neste final de semana, sábado e domingo, dias 19 e 20 de março, o Circuito das Capelas - Projeto de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pela Prefeitura Municipal e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI). Os objetivos são preservar a memória, valorizar a cultura local e promover o turismo.

O primeiro evento será neste sábadodia 19 de março, a partir das 19h30, na Capela São José, na Taquara do Reino. No dia seguinte, domingo (20 de março), às 10h, será a vez da Capela São Sebastião, no Guarani.

Todos os eventos do circuito são abertos ao público. Traga a sua família e venha conhecer melhor as nossas capelas, com histórias, riquezas e paisagens surpreendentes.

As 23 comunidades participantes serão visitadas até o final do ano (veja a programação anexa). Nos últimos dias estivemos em todas as comunidades (FOTOS) convidando e divulgando o material aos pioneiros, que se emocionaram ao ver as imagens.

Serão exibidos nos eventos os documentários com depoimentos de pioneiros e moradores de cada capela, além de belas imagens que mostram a cultura e o valor histórico e artístico dessas localidades.

PROJETO MUNICIPAL

A produção ficou a cargo da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o projeto dá sequência ao trabalho executado pela administração municipal, de recuperação da história e memória de Ibiporã. Já foram realizados os projetos 'Nossa Gente - Nossa História', publicados os dois volumes do 'Compêndio Histórico de Ibiporã', depois os projetos 'Álbuns Urbanos', 'Modernização do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã', a reforma e restauração da Estação Ferroviária, que se transformou no Museu do Café, além do projeto 'Contos e Causos - História viva de Ibiporã', que resultou na produção de oito DVD-books que trazem histórias dos nossos pioneiros.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

"Após esses projetos de recuperação da memória de Ibiporã, completamos agora o ciclo com o Circuito das Capelas, que é uma forma de resgatarmos a nossa história a partir dos pontos onde os pioneiros que aqui chegaram, se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras", diz o idealizador do projeto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

"As capelas são espaços que traduzem a forma de viver e conviver dessas famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar", diz Dutra. O trabalho  de pesquisa resultou em um book com relatos, fotos e documentos destes locais, quatro documentários com 40 minutos de duração em média, agenda anual de festividades e mapa turístico. Também faz parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a visitação desses espaços. "Afinal, algumas capelas, além do valor histórico, também agregam importância artística e arquitetônica", diz o secretário.

Idealização: Julio César Dutra

Coordenação do projeto e edição do livro: Jaime Kaster

Edição audiovisual e arte dos DVDs: Vradson Castro

Entrevistas e colaboração: Larissa Mariano

Colaboração: toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Ibiporã, padres das paróquias e representantes das comunidades.