Planejamento

Publicado em: 01/04/2016 17:00

Administração Municipal realiza obras para ampliar vagas de CMEIs

Administração Municipal realiza obras para ampliar vagas de CMEIs Administração Municipal realiza obras para ampliar vagas de CMEIs

Educação é prioridade na gestão José Maria e Sandra Moya. Oferecer centros de ensino adequado e conteúdo de qualidade sempre estiveram na pauta da atual administração municipal. Prova disso são as reformas e ampliações de todos os centros municipais de educação e construções de novas creches e escolas, além das capacitações regulares com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e auxiliares.

Por determinação do prefeito José Maria o CMEI -  Centro Municipal de Educação Infantil - Recanto dos Baixinhos foi demolido por ser antigo e não mais atender as exigências atuais de um CMEI. Um novo prédio está em construção para melhor atender as crianças. "O Recanto dos Baixinhos oferece atendimento para 82 crianças, dessas 71 são em regime alternado e 11 em período integral. Com o novo prédio ofertaremos 220 vagas todas em período integral", adianta José Maria.

A administração Municipal está investindo na obra R$ 1.539,686,15 de recursos próprios. A nova e moderna estrutura contará com 1236,23 m² divididos em dez salas de aula, sala de professores, setor administrativo, refeitório, pátio coberto e aberto, banheiro com lactário e ainda banheiro adaptado para pessoa com deficiência. A Makino Construções Civis LTDA é responsável pela execução da obra, após vencer a licitação na modalidade concorrência Pública.

Segundo a engenheira civil da secretaria de Planejamento e fiscal da obra, Kátia Helena Bitencourt Poluceno, a obra foi dividida em três fases: demolição, terraplanagem e construção. "A primeira e segunda etapa já estão concluídas. A terceira fase está cerca de 50% concluída. Nossa previsão é que a construtora conclua a obra no mês de junho, entretanto as condições do tempo serão determinantes para a entrega do CMEI", alerta ela.

Além das novas instalações, com a entrega do novo prédio novas duas novas turmas de berçário I e II e maternal, respectivamente, serão abertas no Recanto dos Baixinhos. Atualmente o CMEI conta com uma turma de maternal, duas turmas de pré I e outras duas de pré II.

A administração municipal está ampliando também outros três CMEIs. O Idalina Sobrera Soares que atende 120 estudantes divididos em duas turmas de berçário I, uma de berçário II, maternal, pré I e pré II será ampliado em 113,23 m², totalizando 288,72m³, aumentado a capacidade para 158 alunos. O investimento será de recursos próprios do município no valor de R$ 273.976,17.

O Cantinho Feliz é outra unidade de ensino infantil que está sendo ampliada pela administração municipal. Hoje, o CMEI possui uma área construída de 694,86 m², após a edificação de duas novas salas de aula, (205,79 m²), a creche totalizará 900,65 m². A capacidade de atendimento será ampliada de 150 para 185 vagas, sendo duas turmas de berçário I, berçário II e maternal. Uma turma de pré I e duas turmas de pré II.

O CMEI Aracy Salinet Vieira também está passando por melhorias.  O centro de ensino infantil está sendo ampliado em 465,28m², totalizando 1280,69m² para atender mais 110 alunos de berçário I e II e maternal. A unidade de ensino conta com turmas berçário I e II, maternal e pré I e II tem capacidade para atender 206 crianças.

"Nossa administração está investindo, só este ano quase R$ 30 milhões, o equivalente a 31,95% da receita corrente líquida municipal em educação. Isso é a demonstração do nosso compromisso com a educação. Estamos ampliando as vagas, capacitando os profissionais da área pois desejamos que nossos alunos tenham boas opções quando entrarem no mercado de trabalho, para isso precisamos investir hoje na formação das nossas crianças e adolescentes", afirma o prefeito José Maria.

A fila de espera da secretaria de Educação possui 229 crianças cadastradas para o Berçário I, 83 no berçário II e 102 no maternal. Com a entrega dessas duas obras, a administração conseguirá zerar a fila de espera do berçário II e atender a 170 crianças no berçário I e maternal.

Segundo a secretária de Educação, Maria Margareth Coloniezi, a secretaria de educação já vem trabalhando para reduzir o número de crianças que estão fila de espera. Já realizamos readequações de salas e contratamos mais professores para atender mais alunos. De janeiro a março, já chamamos 720 crianças que estavam cadastradas aguardando vagas em alguma unidade infantil de ensino", explica ela. "Com a ampliação desses CMEIS poderemos chamar mais estudantes e diminuir mais a espera. Nossa maior dificuldade hoje é o berçário I porque nasce em Ibiporã, cerca de 700 crianças, por ano na cidade. A maior parte procuram vagas nos CMEIs da cidade", complementa a secretária.

Outro fator que estimula a demanda contínua por vagas nas séries iniciais da educação infantil, são as famílias que se transferem para a cidade e outras que têm filhos matriculados no setor privado, porém diante da crise econômica e da consequente perda da renda familiar procuram o setor público levando em conta a qualidade do ensino, alimentação e profissionais da educação infantil qualificados.