Publicado em: 08/04/2016 14:15

Circuito das Capelas prossegue nos dias 16 e 17 de abril

Circuito das Capelas prossegue nos dias 16 e 17 de abril Circuito das Capelas prossegue nos dias 16 e 17 de abril

Dia 16 de abril (sábado) vamos relembrar o início da colonização de Ibiporã e os tempos áureos do café com a comunidade da Água das Abóboras. É o lançamento do filme e o evento do Circuito das Capelas de Ibiporã na histórica Capela São Pedro, cuja comunidade existe desde 1938. Já a igreja atual é de 1964. Venha conhecer essas riquezas e se emocionar com belas imagens e depoimentos dos pioneiros.

Será sábado (dia 16/4), às 19h30, na Capela São Pedro.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã.

No dia 17 de abril (domingo), a partir das 19 horas, acontece o lançamento do filme sobre a Capela Jesus Bom Pastor e o evento do Circuito das Capelas de Ibiporã no Jardim Bom Pastor. A primeira igrejinha de madeira da localidade foi trazida de um sítio na Água do Monjolinho por volta de 1947. Já a igreja atual foi construída na década de 1980. Venha conhecer as riquezas artísticas e arquitetônicas e se emocionar com as histórias dos pioneiros dessa capela. O evento é aberto ao público.

Venha conhecer histórias dessa capela que surgiu em um sítio na Águia do Monjolinho, na década de 1940, e depois foi transferida para o Bom Pastor. Conheça também as belas obras sacras do artista Henrique de Aragão que compõem a igreja atual. Não perca!

Será domingo (dia 17/4), a partir das 19h, na Capela Jesus Bom Pastor.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Ibiporã.

Vídeo dos primeiros lançamentos do circuito, em março/ 2016:

www.youtube.com/watch?v=crhC1PxiK2g

Leia mais sobre o projeto:

Ficaram prontos o livro e os DVDs que ilustram a história e a cultura das 23 capelas rurais e urbanas de Ibiporã. São 270 páginas de muita informação, com belas imagens e quatro documentários anexos, que serão exibidos ao longo do ano em todas as comunidades.

É o resultado do projeto Circuito das Capelas, promovido pela Prefeitura de Ibiporã, e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI). O objetivo é preservar a memória desses espaços, valorizar a cultura local e promover o turismo.

"É uma forma de recuperarmos a nossa história a partir dos locais onde os pioneiros que aqui chegaram, se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras", afirma o idealizador do projeto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

Localizadas em diferentes regiões do município, essas comunidades criaram seus próprios espaços de convivência e costumes religiosos. "Espaços que traduzem a forma de viver e conviver das famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar", diz Dutra.

Confira abaixo as datas e locais em que acontecerão as exibições e venha conhecer um pouco mais sobre as 23 capelas de Ibiporã. Você vai se impressionar com belas imagens, histórias e com a riqueza da nossa cultura.

Idealização: Julio Dutra

Coordenação do projeto e edição do livro: Jaime Kaster