Publicado em: 19/04/2016 10:46

Últimos dias para se inscrever na Prova Pedestre Adriana de Souza

Últimos dias para se inscrever na Prova Pedestre Adriana de Souza Últimos dias para se inscrever na Prova Pedestre Adriana de Souza

Encerram-se domingo (24) as inscrições para a 16ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza. A tradicional corrida de rua promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), será realizada no dia primeiro de maio, um domingo, feriado do Dia do Trabalhador. Até agora 1.300 pessoas se inscreveram para a prova. O limite é de 1.500 participantes. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente, através do site (https://www.sympla.com.br/16-prova-pedestre-adriana-de-souza__61886).

A prova será dividida em categorias e todas as largadas serão em frente ao antigo Fórum, na Av. dos Estudantes. A categoria mirim, com percurso de 750 metros, terá a largada às 08 horas. Em seguida, às 8h20min, são os competidores da categoria infantil, com trajeto de mil metros. Os inscritos para os 4 e 8 km largarão juntos às 8h45min.

Segundo o secretário de Esportes, Jayme Lino, a novidade desta edição é que além dos três primeiros colocados dos 8 km, os competidores dos 4 km também receberão premiação em dinheiro e não apenas o troféu e medalha. Os atletas estrangeiros continuam com premiação própria, na categoria específica para eles. "A premiação em dinheiro é uma forma de motivar os atletas", explica o secretário. Mais de R$14 mil serão distribuídos em prêmios aos primeiros colocados.

O trajeto da 16ª edição será igual a prova do ano passado. Segundo Lino, o percurso que foi modificado em 2015, por ser rápido e sem subidas, agradou a todos e por isso será mantido.  "Após a largada em frente ao antigo Fórum, os competidores percorrerão a Avenida dos Estudantes até a esquina com a Rua Armando Tonelli, aonde virarão à esquerda e seguirão até a Rua Guilherme de Melo, virando novamente à esquerda até a Rua Alberto Spiacci, seguindo até retornarem novamente à Avenida dos Estudantes", informa o secretário. "Os atletas participantes da prova de 4 km seguem para a linha de chegada, enquanto os competidores dos 8 km retornam pela rotatória da Avenida Souza Naves repetindo todo o trajeto", esclarece Lino. Durante a prova seis postos de hidratação estarão à disposição dos competidores.

Conforme o secretário de Esportes, a expectativa é que 1500 pessoas participem da 16ª edição da prova. "Por ser tradicional e conhecida pela organização, a Prova Pedestre de Ibiporã é sempre muito procurada por atletas e não atletas de toda a região. Outro fator que estimula a participação dos competidores é o fato de ser uma das poucas competições de atletismo gratuitas do estado", pontua Lino. "Muitas pessoas participam para avaliar o desempenho pessoal e participar de outras provas. Atualmente correr está na moda e a procura por esta atividade física tem aumentado", acrescenta o secretário.

O kit do competidor, que contém um chip de cronometragem e o número de peito, deverá ser retirado na Secretaria de Esportes, (Rua João Barreto 505, Jardim Pérola) pelos participantes de Ibiporã e também por aqueles que moram até 50 km da cidade, nos dias 29 e 30 de abril, das 08h às 17h. Os competidores que residem além desses 50 km poderão retirar o kit no dia da prova. Para retirar o kit é necessário apresentar um documento oficial com foto, bem como a declaração de aptidão física, disponível no momento da inscrição.

O nome da prova é uma homenagem à atleta de Ibiporã, Adriana de Souza, destaque nacional das corridas de rua. Dentre os títulos conquistados estão o vice-campeonato da Corrida de São Silvestre, em 2002, o bicampeonato sulamericano de Cross Country e o tricampeonato da Copa Brasil de Cross Country, além de destaque regional no Campeonato Paranaense nos últimos anos.

A 16ª Prova Pedestre Adriana de Souza que é promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Academia Olympikus e Espaço Bem Estar, e o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samae.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone: 3178-0204.