Publicado em: 19/04/2016 14:19

Ruas de grande movimento recebem recape asfáltico

Ruas de grande movimento recebem recape asfáltico Ruas de grande movimento recebem recape asfáltico

Dando continuidade ao plano de melhoria viária de Ibiporã, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, iniciou no final de março o recape asfáltico e outras melhorias de importantes vias do município. Serão recapeados 86.704,19 m², contemplando trechos das ruas Primeiro de Maio, Manoel Martins, Narciso Benati, Primavera, Padre Vitoriano Valente e Avenida dos Estudantes. Até agora foram executados 22.883 m² de recape. "Estas vias estão recebendo recape em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) de três centímetros, ideal para pavimento em ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir a esforços", informa a fiscal da obra, a engenheira civil da Secretaria de Obras, Gimeri Corsini Calsavara.

Além do recape, estão inclusos os serviços de drenagem, recuperação de meio fio com sarjeta, levantamento de PV, recuperação de base, execução de rampas de acessibilidade, sinalização viária horizontal e complementação de sinalização vertical. O valor a ser investido é de R$2, 172 milhões, provenientes do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM), do governo estadual. A obra está sendo executada pela Evento Construtora de Obras, e o prazo para o término da obra é de 120 dias.

Outra melhoria viária que se iniciará nos próximos dias é a execução de recapeamento asfáltico com microrrevestimento (micropavimento) em 200 mil m² de vias urbanas do município. O objetivo é aumentar a vida útil do asfalto já existente.  Ruas como Francisco Loures Salinet e Alcides Tonon, no Jardim Antônio Frederico, receberão as melhorias. O investimento é de R$1.729.044,00, provenientes de recursos municipais. O recape será executado também pela Evento Construtora de Obras, e o prazo para entrega é de seis meses a contar da assinatura da ordem de serviço.

Estes dois recapes integram um grande projeto de melhoria da infraestrutura viária de Ibiporã. Somente este ano 344 mil m² de asfalto serão recapeados e mais 60 mil m² serão de asfalto novo, totalizando 404 mil m² de melhorias nas ruas e avenidas do município, totalizando quase R$10 milhões em investimentos.

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, o projeto asfáltico em execução equivale a um trajeto de 58 quilômetros de extensão com sete metros de largura, e dará seguimento aos esforços iniciados pela administração em 2015, quando foram recapeados 70 mil m² somente na área central. "Entendemos que o pavimento está numa situação de estresse de material, o que não permite uma boa recuperação com a operação tapa buracos, necessitando de uma cobertura linear do piso", afirma José Maria.

O recape asfáltico de Ibiporã será estendido aos bairros, entre eles os Conjuntos Lourenço Bacarin e Antônio Frederico, os Jardins Tupi, Éden, Dom Bosco, Bom Pastor, San Rafael, Terra Bonita, Santa Paula e Vila Esperança.

Os 60 mil m² de asfalto novo contemplarão o Jardim Marajoara, assim como as ruas da Figueira, Pepino, Porteira, Vitoriano Figueira, Pedro Monari e Estrada das Três Figueiras, além da ampliação das Avenidas: João Nóbrega, Souza Naves e Ibraim Prudente da Silva. "Esses investimentos na malha asfáltica de Ibiporã são para durar cerca de 20 anos. Trabalhamos para que todos os ibiporaenses sintam que a cidade está sendo preparada para que possam viver melhor aqui", assegura o prefeito.