Cultura e Turismo

Publicado em: 20/04/2016 15:58

Circuito das Capelas agitou o fim de semana

Circuito das Capelas agitou o fim de semana Circuito das Capelas agitou o fim de semana

O último fim de semana foi marcado pelo lançamento dos filmes e a entrega do livro Circuito das Capelas - Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã em duas das comunidades mais tradicionais de Ibiporã: a da Água das Abóboras e a do Jardim Bom Pastor. O tempo ajudou e a exibição dos filmes no telão pôde ser feita ao ar livre, num clima de descontração e interação com o público.

A movimentação começou no sábado (16/4) à noite, na Capela São Pedro, onde, após a missa, houve a sessão de cinema com belas imagens rurais e depoimentos dos pioneiros, seguida de moda de viola e partilha no antigo barracão de festa, que foi todo decorado para a ocasião. A São Pedro é a capela mais antiga de Ibiporã. Sua primeira igreja de madeira foi levantada em 1938. Já a igreja atual foi construída entre 1957 e 1964.

E no domingo (17/4) foi a vez da entrega na Capela Jesus Bom Pastor, que ficou pequena para tanta gente. Mais de 170 pessoas se apertaram para acompanhar a celebração e depois assistiram no pátio ao filme sobre a história da capela, que existe desde 1947 e foi trazida de um sítio na Água do Monjolinho.

A igreja atual, de alvenaria, foi construída no final de década de 1970 e é repleta de obras do artista plástico Henrique de Aragão, que na época foi convidado para projetá-la pelo então pároco de Ibiporã, padre João Giomo. Ao final, também houve confraternização e a comunidade foi brindada com música ao vivo pelos professores da escola de música da Fundação Cultural.

Veja as FOTOS na nossa página no Facebook. Curta a página e receba as nossas atualizações:

Fique ligado nos próximos lançamentos:

• dia 13 de maio(sexta), às 19h30, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Jardim John Kennedy)

• dia 28 de maio(sábado), às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida, Água dos Cágados (zona rural)

O Circuito das Capelas é um projeto da Prefeitura de Ibiporã, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), com a colaboração de todas as comunidades. Os objetivos são preservar a memória desses locais, valorizar a cultura e promover o turismo.

mais sobre o projeto: