Cultura e Turismo

Publicado em: 27/04/2016 16:09

Comunidades revivem sua memória

Comunidades revivem sua memória Comunidades revivem sua memória

Os eventos de exibição dos filmes inéditos e a entrega do livro em cada comunidade participante do Circuito das Capelas - Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã têm despertado a curiosidade de muita gente e têm feito os moradores locais se emocionarem com as imagens, lembranças e depoimentos dos pioneiros.

Como o projeto envolve todo o município, pessoas de diferentes regiões estão vindo assistir aos filmes, seja com o objetivo de prestigiar a outra capela ou de conhecer aquelas que ainda nunca haviam visitado. Nesses eventos, revivem o passado, reencontram os amigos e se emocionam com a história e a cultura local.

O projeto já percorreu quatro regiões diferentes do município: o distrito da Taquara do Reino (dia 19/3), o Guarani (20/3), a Água das Abóboras (16/4) e o Jardim Bom Pastor (17/4). São quatro comunidades históricas, que se reúnem desde a década de 1940. A história particular de cada uma delas pode ser conferida no livro (de 268 páginas) e nos quatro DVDs que compõem o projeto. (Os volumes ainda não estão disponíveis para venda).

"Já tivemos quatro eventos de lançamento do Circuito das Capelas e têm sido momentos de muita emoção e confraternização. Um verdadeiro encontro com a nossa história", ressalta o idealizador do projeto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra. A produção do material teve coordenação e edição de Jaime Kaster, edição audiovisual e arte de Vradson Castro, com entrevistas e colaboração de Larissa Mariano. Lembrando que todo o processo de execução  teve a colaboração da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e das comunidades e padres participantes do projeto.

ESPAÇOS DE IDENTIDADE E RIQUEZA CULTURAL

De acordo com o secretário de Cultura, "o projeto tem despertado a curiosidade de muitos ibiporaenses em conhecerem estes espaços que, devido ao êxodo rural e ao crescimento da nossa cidade, são espaços poucos visitados, mas de uma riqueza muito grande em histórias e paisagens". Algumas abrigam até mesmo obras de arte, comenta Julio Dutra.

Este projeto, assim como os que antecederam o Circuito das Capelas , como o Compendio Histórico de Ibiporã, Álbuns Urbanos e Contos e Causos, "visam recuperar e não deixar cair no esquecimento a nossa verdadeira identidade", salienta o secretário. "Vale a pena participar e se emocionar como os relatos e imagens deste trabalho que, com certeza, ficará para história de Ibiporã como um "guardião" da memória das nossas comunidades", finaliza.

Você é nosso convidado para os próximos lançamentos:

• dia 13 de maio (sexta), às 19h30, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Jardim John Kennedy),

• dia 28 de maio (sábado), às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida, Água dos Cágados (zona rural)

O Circuito das Capelas é um projeto da Prefeitura de Ibiporã, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), com a colaboração de todas as comunidades. Os objetivos são preservar a memória desses locais, valorizar a cultura e promover o turismo.

VÍDEOS: Veja os últimos eventos:

FOTOS: Lançamentos nas capelas São Pedro (Abóboras) e Bom Pastor - Crédito: Larissa Mariano/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo