Publicado em: 28/04/2016 09:35

16ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza será realizada neste domingo 1º

16ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza será realizada neste domingo 1º 16ª Edição da Prova Pedestre Adriana de Souza será realizada neste domingo 1º

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), promove a 16ª edição da Prova Pedestre Adriana de Souza, neste domingo, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A prova será dividida em categorias e todas as largadas serão em frente ao antigo Fórum, na Av. dos Estudantes. A categoria mirim, com percurso de 750 metros, terá a largada às 08 horas. Em seguida, às 8h20min, são os competidores da categoria infantil, com trajeto de mil metros. Os inscritos para os 4 e 8 km largarão juntos às 8h45min.

A 16ª edição da Prova Pedestre de Ibiporã bateu recorde com 1460 inscritos. Corredores de 64 municípios do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal, além de competidores estrangeiros da Argentina, Nigéria e Quênia participarão da corrida.

A novidade deste ano é que além dos três primeiros colocados dos 8km, os competidores dos 4 km também receberão premiação em dinheiro e não apenas o troféu e medalha, como acontecia em edições passadas. Os atletas estrangeiros, continuam com premiação própria, na categoria específica. Ao todo R$ 14.200 serão distribuídos em prêmio aos competidores.

Os atletlas que participaram da prova ano passado terão afinidade com o percurso. Segundo Jayme Lino, secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, o trajeto que foi alterado em 2015, agradou aos competidores e será mantido.  "Com a alteração, o trajeto tornou-se mais rápido, o vencedor dos 8km em 2015 concluiu a prova em 24 minutos e 23 segundos", lembra Lino. "Após a largada em frente ao antigo Fórum, os competidores percorrerão a Avenida dos Estudantes até a esquina com a Rua Armando Tonelli, onde virarão à esquerda e seguirão até a Rua Guilherme de Melo, virando novamente à esquerda até a Rua Alberto Spiacci, até retornarem novamente à Avenida dos Estudantes. Os atletas participantes da prova de 4 km seguem para a chegada, enquanto os atletas dos 8 km retornam pela rotatória da Avenida Souza Naves repetindo o trajeto", explica o secretário.

Durante o percurso seis postos de hidratação com água e frutas estarão à disposição de todos os competidores.

Segundo Lino, a Prova Pedestre Adriana de Souza é conhecida por sua tradição e organização e por isso atrai famílias, competidores amadores e profissionais e também atletas de destaque no atletismo internacional como a Carolyne C. Komen e o Robert K. Kipchumba, quenianos que estarão em Ibiporã. "Outro fator que estimula a participação dos corredores é o fato de ser uma das poucas competições de atletismo gratuitas do Paraná. Muitas pessoas participam para avaliar o desempenho pessoal e participar de outras provas", avalia o secretário. "Atualmente correr está na moda e a procura por esta atividade física tem aumentado", acrescenta ele.

A 16ª Prova Pedestre Adriana de Souza será promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Academia Olimpikys e Espaço Bem Estar e o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMAE.

Kit do Competidor

O kit do competidor, que contém um chip de cronometragem e o número de peito, deverá ser retirado na Secretaria de Esportes, (Rua João Barreto 505, Jardim Pérola), pelos participantes de Ibiporã e também por aqueles que moram até 50 km do município, no sábado (30), das 8 às 17 horas. Para retirar o kit é necessário apresentar um documento oficial com foto e apresentar o Termo de Responsabilidade. Aqueles que moram além destes 50 km deverão retirar o kit no dia da competição. Mais informações na Secretaria de Esportes: 3178-0204.

Serviço:

16ª Prova Pedestre Adriana de Souza

Quando: 1º de Maio (domingo)
Local: em frente ao antigo Fórum (Av. dos Estudantes, 351 - Ibiporã)