Publicado em: 05/05/2016 16:27

Aberto edital para duplicação da Ibrahim Prudente da Silva

Aberto edital para duplicação da Ibrahim Prudente da Silva Aberto edital para duplicação da Ibrahim Prudente da Silva

A Administração Municipal informa que se encontra aberto o edital de concorrência nº 03/2016, sob o regime de empreitada por preço global, tipo menor preço, por lote, para contratação de empresa especializada, com fornecimento de materiais, equipamentos e mão-de-obra visando a duplicação da avenida Ibrahim Prudente da Silva.

Está sendo licitada a pavimentação asfáltica de dois dos três lotes da via, totalizando 2,605 quilômetros de revestimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de cinco centímetros, que comporta tráfego intenso. Além da pavimentação, a obra inclui terraplanagem, paisagismo, sinalização horizontal e vertical, drenagem de águas pluviais e iluminação. A concorrência está marcada para 2 de junho. Após liberada a ordem de serviço a empresa vencedora terá 270 dias para executar a obra.

A Pasta Técnica com o inteiro teor do Edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos pode ser examinada no Departamento de Licitação da Prefeitura Municipal de Ibiporã - R. Padre Vitoriano Valente, 540 ou solicitada através do e-mail [email protected]. Informações adicionais, dúvidas e pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados à Comissão de Licitação no endereço ou e-mail acima mencionados - Telefone (43) 3178-8448.

Uma das mais importantes obras da atual gestão, o projeto de reconstituição e alargamento da Ibrahim Prudente da Silva prevê, para cada lado da pista, duas faixas de rolamento, faixa de estacionamento, ciclovia e passeio separados por canteiro central variando de 1,0 a 3,0 metros de largura. No decorrer do trecho são previstas três interseções do tipo rotatória, onde será permitida a conversão para retorno dos veículos. "O tráfego naquela região aumentou muito devido à criação dos novos conjuntos habitacionais (Jamil Sacca, Miguel Petri e Said Mustapha Issa) e a via tornou-se inadequada ao uso. A duplicação fará com que ela cumpra seu papel de artéria principal daquela região, assegurando a fluidez do tráfego e segurança para pedestres e motoristas", argumenta o prefeito José Maria Ferreira.

Mais de R$5 milhões serão investidos pelo governo municipal nesta melhoria viária. Um total de R$4.328.000,00 foram financiados com recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM), por meio de empréstimo celebrado no final de 2015 entre a Prefeitura e a Agência de Fomento do Paraná e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), e R$1.028.924,74 são de contrapartida municipal.

O projeto foi elaborado pela empresa Geovias Engenharia LTDA EPP, de Chapecó (SC). O estudo foi aprovado pelo Paranacidade, executor e fiscalizador do contrato, por parte do Governo Estadual.

Melhorias no Sistema Viário

A duplicação da Avenida Ibrahim Prudente da Silva integra um grande projeto de melhoria da infraestrutura viária de Ibiporã. Somente este ano 344 mil m² de asfalto serão recapeados e mais 60 mil m² serão de asfalto novo, totalizando 404 mil m² de melhorias nas ruas e avenidas do município, quase R$10 milhões em investimentos.

Segundo o prefeito José Maria, o projeto asfáltico em execução equivale a um trajeto de 58 quilômetros de extensão com sete metros de largura, e dará seguimento aos esforços iniciados pela administração em 2015, quando foram recapeados 70 mil m² somente na área central. "Entendemos que o pavimento está numa situação de estresse de material, o que não permite uma boa recuperação com a operação tapa buracos, necessitando de uma cobertura linear do piso", afirma José Maria.

O recape asfáltico contempla vias de grande movimento, como Primeiro de Maio, Manoel Martins, Narciso Benati, Primavera, Padre Vitoriano Valente e Avenida dos Estudantes. Além do recape, estão inclusos os serviços de drenagem, recuperação de meio fio com sarjeta, levantamento de PV, recuperação de base, execução de rampas de acessibilidade, sinalização viária horizontal e complementação de sinalização vertical.

Ruas de bairros como Lourenço Bacarin, Antônio Frederico, os Jardins Marajoara, Tupi, Éden, Dom Bosco, Bom Pastor, San Rafael, Terra Bonita, Santa Paula e Vila Esperança também receberão novo pavimento. "Esses investimentos na malha asfáltica de Ibiporã são para durar cerca de 20 anos. Trabalhamos para que todos os ibiporaenses sintam que a cidade está sendo preparada para que possam viver melhor aqui", assegura o prefeito.