Agricultura

 

Publicado em: 11/05/2016 15:24

Alimento seguro é discutido em Ibiporã nesta quinta-feira (12)


Whatsapp

 

Alimento seguro é discutido em Ibiporã nesta quinta-feira (12) Alimento seguro é discutido em Ibiporã nesta quinta-feira (12)

 

 

 

A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Ministério Público (MP), realizam nesta quinta-feira (12), às 13h30, no Centro de Convivência do Idosos (CCI), uma capacitação e discussão sobre Alimento Seguro, conforme resolução nº 784/2014 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e rotulagem de produtos, frutas e hortaliças comercializados in natura a granel.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Tomas Falkowski, o objetivo desta reunião "é orientar e esclarecer todas as dúvidas dos produtores e comerciantes que vendem estes alimentos".

 

O tema começou a ser discutido em 2012, no Grupo de Trabalho do Alimento Seguro foi instituído no Paraná pela Sesa em 2014, entretanto entrou em vigor, em 1º de julho de 2015. Para os produtores de banana, cebola, cenoura, couve-flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva.

 

Já para os produtores de abacaxi, abobrinha, aipim (mandioca), alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino e pimentão tiveram até 17 de dezembro do ano passado para adequarem-se. No próximo dia 09 de junho, a resolução passa a ser obrigatória também para carnes, derivados de leite e subprodutos.

 

Os rótulos devem informar a origem do produto, lote, peso líquido, validade e forma de conservação. A embalagem deve conter também a frase "Produto com origem rastreada", com letra de tamanho superior para destacá-la.

 

 O produtor rural - pessoa física ou jurídica - ou a Unidade de Consolidação, local que recebe as cargas de origens variadas, como por exemplo: atacadistas, varejistas, cooperativas e empresas distribuidoras, formam um novo lote consolidado, que deve se atentar também a outras exigências específicas dos rótulos, como o tamanho padrão da etiqueta, de acordo com o tamanho da embalagem.

 

Para saber mais produtor rural e comerciante, participe deste encontro que é gratuito e será realizado pensando em você.