Publicado em: 16/05/2016 14:45

Passeatas marcam “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibiporã

Nesta quarta-feira (18) acontece o 16º ano de mobilização no "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", instituído pela Lei Federal 9.970/00. Para lembrar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da rede de serviços representados pelo CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Caps Infantil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretarias municipais programou algumas atividades em Ibiporã.

Na terça-feira (17), às 9 horas, ocorre uma ação comunitária na Praça do Jardim San Rafael. Haverá apresentações culturais e falas acerca da temática "Dia 18 de Maio", com explicações afim de conscientizar a população sobre as violências praticadas contra crianças e adolescentes. Na quarta-feira (18), às 9 horas, haverá uma passeata com saída da Praça Eugênio Sperandio e término na Praça Pio XII, finalizando com uma plantação simbólica de flores confeccionadas pelas crianças durante oficinas sobre o tema e apresentação de capoeira dos alunos atendidos na rede de serviços. A programação encerra-se na quinta-feira (19), às 9 horas, com mais uma passeata, desta vez com saída da Escola Municipal Nelson João Sperandio, no Conjunto Miguel Petri. O evento será finalizado com apresentação de teatro e dança nas imediações da escola.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ester Moura, a proposta do "18 DE MAIO" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos  de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Mais informações na Secretaria de Assistência Social - 3178-0395/3178-0397 ou pelo e-mail: [email protected].

Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes!

Serviço:

Programação:

17/05 (terça-feira) - 9h/Praça San Rafael - Ação Comunitária; ***Caso chova no dia, a ação será realizada na quadra da E.M.Profª. Alice Roma Botti Schmitt  -  Rua: Bandeirantes nº 15 – Jd. Sant Anna;

18/05 (quarta-feira) - 9h/ Sec. de Assistência Social - Praça Eugênio Sperandio (em frente ao Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Ferroviária) - Passeata em defesa da criança e do adolescente;

19/05 (quinta-feira) - 9h/ Passeata com saída da Escola Municipal Nelson João Sperandio - Rua Maria Cândida de Jesus, 102. Conj. Miguel Petri)