Publicado em: 19/05/2016 15:58

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa segue até 31 de maio

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa segue até 31 de maio Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa segue até 31 de maio

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informa que todo o rebanho de bovinos e búfalos, de 0 até 24 meses, deve ser vacinado contra a febre aftosa, até o próximo dia 31 de maio, terça-feira.

A febre aftosa é uma doença infecciosa, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos.  "Essa doença é de alta morbidade e baixa mortalidade, entretanto, provoca um enorme prejuízo para a cadeia de leite e da carne em todo o estado e também ao país", afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Conforme o secretário, Ibiporã possui um rebanho de cerca de sete mil cabeças de gado, dessas, 1500 precisam ser vacinadas até o final deste mês. A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação junto a prefeitura são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual.

"A vacina para o rebanho pode ser comprada nas casas agropecuárias. Após concluir a vacinação dos animais, o pecuarista deve apresentar na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, até o fim do prazo, a Nota Fiscal da vacina e o relatório de todo o rebanho", explica Falkowski.

O procedimento de comprovação pode ser realizado também pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que é o órgão fiscalizador do estado para as questões de sanidade animal - www.adapar.pr.gov.br.

A não vacinação ou a não comprovação implica em multa de mais de R$ 100 por cabeça não vacinada, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

Os prejuízos da não vacinação não são apenas para o proprietário. "Se ocorrer um foco de aftosa, quem perde é o produtor, o estado e a nação, porque bloqueia todo o processo de exportação de carne. Fazendo isto naturalmente teremos uma crise muito grande no setor, então, para quem tem um animal ou um lote, a responsabilidade é a mesma", lembra Falkowski.

Mesmo os pecuaristas que não possuam animais a serem vacinados precisam atualizar o rebanho junto a Adapar.

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone 3178-8400 ou pessoalmente, das 08 às 17 horas, na Rua Padre Vitoriano Valente, 50, piso térreo da Prefeitura. Também é possível obter mais informações através do site www.adapar.pr.gov.br

Brucelose

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski lembra que o pecuarista também deve imunizar as fêmeas bovinas ou bubalinas de três a oito meses contra a brucelose, também conhecida como febre de Malta, ou febre ondulante. A doença é infecciosa, causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, que pode afetar o ser humano.

"Quem tem bezerras nesta faixa etária deve ligar no Emater e agendar a vacinação das bezerras. É uma vacina que só veterinário faz e não vale a pena o produtor deixar isto de lado, porque as consequências da brucelose são sérias", orienta o secretário.

De acordo com Falkowski, os prazos de vacinação e comprovação são os mesmos dos da febre aftosa. O criador que deixar de vacinar ou deixar de comunicar a vacinação até a data estabelecida pela legislação fica passível de sofrer penalidades.