Publicado em: 01/06/2016 15:39

Cemitério Municipal São Lucas é alvo de vândalos

Cemitério Municipal São Lucas é alvo de vândalos Cemitério Municipal São Lucas é alvo de vândalos

Nos últimos 15 dias o Cemitério Municipal São Lucas, de Ibiporã, tem sido alvo recorrente de atos de vandalismo. Túmulos são quebrados, placas de informações arrancadas, assim como cruzes e outros objetos de bronze e cobre estão sendo retirados dos jazigos.

Segundo o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro, a depredação ocorre no período noturno quando o cemitério está fechado. "Das 07 às 19 horas não ocorre nenhum fato extraordinário, pois temos servidores em todos os setores do cemitério, o dia todo. Entretanto, à noite, quando o local fica vazio, as ocorrências acontecem", afirma Ribeiro. "O que mais encontramos de manhã são cruzes jogadas no chão ou em cima de outro túmulo", revela ele.

Conforme Ribeiro, objetos desses materiais, bronze e metal são frequentemente furtados de cemitérios e trocados por drogas. "Nos chama atenção que neste caso, não. Os vândalos estão depredando os túmulos e deixando os objetos para trás. Não é roubo, é vandalismo mesmo", pontua o coordenador da Divisão de Cemitérios de Ibiporã.

Tudo o que foi recolhido até o momento está exposto na entrada do cemitério, para que os familiares possam reconhecer. "Alguns objetos já foram identificados e devolvidos às famílias", garante Ribeiro.

Os servidores municipais estão orientando os parentes a registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O) junto a Polícia Civil de Ibiporã para que as medidas legais sejam tomadas.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (T.I), Júnior Aliano, a administração municipal instalará câmeras de vigilância na entrada do cemitério e nas capelas mortuárias, entre junho e agosto, conforme edital do Pregão 22/2016. A Secretaria de Planejamento está fazendo projeto de melhorias na Rua da Saudade, a qual será alargada e receberá rotatória. Com as melhorias a via contará com novos postes de energia que iluminarão também parte do cemitério.

Vandalismo é crime e acarreta pena de até seis meses, ou multa. Se presenciar ações desse tipo comunique a Polícia através do 190 e também a Ouvidoria Municipal pelos telefones 3178-8406/8455-2823 ou e-mail: [email protected]