Publicado em: 02/06/2016 15:44

Ibiporã vence Barranquitas no “Dia do Desafio”

Ibiporã vence Barranquitas no “Dia do Desafio” Ibiporã vence Barranquitas no “Dia do Desafio”

Ibiporã venceu a edição 2016 do "Dia do Desafio" contra a cidade de Barranquitas (Porto Rico). No dia 25 de maio, 33,99% da população ibiporaense participou de atividades físicas e registrou sua participação no evento, contra 0,93% da cidade porto-riquenha.

Durante todo o dia a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SERLA), proporcionou em nosso município atividades que visassem estimular a prática da atividade física em benefício da saúde e do bem-estar.

As atividades iniciaram-se às 8 horas, com uma aula de alongamento para os servidores municipais no pátio da Prefeitura. Na Praça Pio XII a população também pode participar de aulas de ritmos, ministradas pelo Espaço Cláudia Eccard & Andréia Afonso e o grupo Negu´s Ritmos Fitness, capoeira (Acarei) e sessões de alongamento com a equipe da Serla. Já as crianças se divertiram com os brinquedos infláveis instalados especialmente para o "Dia do Desafio".

A secretaria de Esportes também orientou atividades físicas em escolas e empresas. "Ibiporã ficou dois anos sem competir e neste retorno fizemos questão de programar várias atividades na praça, democratizando a participação popular e convidando alunos da Rede Municipal de Ensino, para que o estímulo à prática da atividade física ocorra desde a infância", ressaltou o secretário de Esportes, Jayme Lino.

O diretor de projetos da Serla, Emerson José de Oliveira, congratulou a todos os envolvidos no "Dia do Desafio 2016" - "Torna-se imprescindível parabenizar toda a equipe da SERLA pelo evento, às escolas municipais, aos CMEIs, aos colégios estaduais, às escolas e colégios particulares, às empresas e a todos que direta ou indiretamente participaram do evento e que acreditaram na ideia e principalmente deixar a certeza de que no próximo ano a participação seja ainda maior", comentou.

O evento foi promovido pelo sistema Fecomércio/Sesc/Senac em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla).

Dia do Desafio

Com o tema Jogos Olímpicos - Rio 2016, a 22ª edição do "Dia do Desafio" recebeu mais três mil cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil, foram 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. Somente no Paraná, 309 cidades participaram da ação. Segundo o Sesc (PR), 4.262.697 paranaenses combateram o sedentarismo com as ações promovidas pelo Dia do Desafio (DDD).

Promovido mundialmente pela TAFISA (Associação Internacional de Esportes para Todos), sediada na Alemanha, o Dia do Desafio tem o objetivo de estimular as comunidades para adoção de uma vida mais a fim de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades.

Tal evento, realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mesmo porte, em todo o mundo, estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes.