Cultura e Turismo

Publicado em: 06/06/2016 14:07 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Evento do Circuito na capela do Conjunto 'Serraia'

Evento do Circuito na capela do Conjunto 'Serraia' Evento do Circuito na capela do Conjunto 'Serraia'

ASSISTA AO VÍDEO DO LANÇAMENTO:

O último sábado, 4 de junho, foi um dia de grande festa, orações e memória na Capela Imaculado Coração de Maria no Conjunto Habitacional Henrique Alves Pereira, o popular "Serraia", em Ibiporã.

Foi um dia foi especial para comunidade, que comemorou a festa da padroeira, o Coração de Maria, com a coroação ao final, rito que já se tornou uma tradição da capela. A missa foi celebrada pelo pároco, padre André Luis Oliveira, que cativou a todos com sua homilia e acolhida.

Após as solenidades, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fez a apresentação do Circuito das Capelas, com a exibição do filme que mostra o início do bairro, em 1981, e a formação da capela Coração de Maria (que no início era chamada Igreja de São Cristóvão). Um dos destaques dessa capela é que nela é que foi fundado, pelo sr. Sebastião Costa (ministro da Eucaristia), o 'Terço ds Homens', movimento hoje nacional. Ao final, houve confraternização.

Antes da projeção no telão, o prefeito José Maria e a vice-prefeita Sandra Moya fizeram a entrega dos livros e dos DVDs do Circuito das Capelas. Receberam em nome da comunidade os pioneiros Abelardo Furtado, 1º presidente do bairro; Sebastião  Costa, o 1º presidente da capela Coração de Maria; e a coordenadora atual, Marli Gouvea Talizin. Também receberam um exemplar a coordenação da catequese e a Escola Municipal Vera Lúcia Casagrande.

QUE MAIS GENTE CONHEÇA ESSA HISTÓRIA

Destacando a riqueza de informações que trazem o livro e os quatro filmes que ilustram as histórias e paisagens das 23 capelas de Ibiporã, o prefeito José Maria conclamou que a comunidade se reúna em dias especiais para assistir a todos os filmes (4 horas de exibição ao total) - já que possui sistema de projeção em telão.

"Esse material não pode ficar na prateleira de uma biblioteca. Precisa ser visto pelo maior número de pessoas. Assistam e assim vocês sentirão ainda mais orgulho de pertencer à capela, conhecerão melhor a história do município, das outras comunidades e aprenderão com nossos pioneiros. O Circuito das Capelas já é um projeto consagrado porque ele vai à origem da criação das comunidades e aproxima a sabedoria dos mais velhos, das pessoas que hoje frequentam as capelas de Ibiporã", afirmou.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo e idealizador do projeto, Julio Dutra, "o Circuito é uma forma de recuperarmos nossa história a partir dos pontos onde os pioneiros que aqui chegaram e se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras e também de registrarmos as comunidades que foram surgindo com o crescimento da nossa cidade".

A capela do Conjunto "Serraia" surgiu junto com a Festa dos Caminhoneiros, na década de 80 e inicialmente era dedicada a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Depois seu nome mudou para Imaculado Coração de Maria por sugestão da Irmã Benta.

E NO SÁBADO TEM MAIS:

O próximo evento do Circuito é neste sábado (11/6), a partir das 19h30: Capela Santa Paula (Rua Santa Luzia - foto na galeria), no Jardim Santa Paula. Haverá festa da padroeira, o filme da capela, momento de oração com o padre Gabriel, quadrilha das crianças e festa junina. Venha participar!

Equipe do projeto:

Jaime Kaster (coordenação e texto), Vradson Castro (edição de imagens e arte), Larissa Mariano (fotos e entrevistas)

Idalização: Julio Dutra - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Prefeitura Municipal de Ibiporã