Publicado em: 30/06/2016 16:57

Ibiporã inova e garante atendimento igualitário à pessoa com deficiência auditiva Ibiporã inova e garante atendimento igualitário à pessoa com deficiência auditiva

Ibiporã sai à frente mais uma vez com uma proposta inovadora no Paraná, para garantir atendimento igualitário à pessoa surda nos órgãos públicos e promover a inclusão social. Por determinação do prefeito José Maria, atendendo a reivindicação do vereador Lucas Botti e instrutor de Libras do Centro de Atendimento Especialidade na área de Surdez de Ibiporã (Caesmi), a administração municipal comprará 20 VPAD que opera com o sistema Viável Brasil. O aparelho faz a tradução instantânea entre a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e o Português.

A tecnologia está disponível no mercado nacional desde 2009, Ibiporã adquiriu o primeiro aparelho em 2010, o qual está a serviço do Caesmi. "Esta nossa decisão espelha a preocupação com o bom atendimento, que é um compromisso que temos com o portador de necessidade especial na fala e audição, além de integrá-lo plenamente ao convívio coletivo", afirma o prefeito José Maria.

Hoje, Ibiporã possui cadastrados na Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI), 40 pessoas com deficiência auditiva. Para facilitar a comunicação bilateral entre surdos e ouvintes, a administração municipal instalará os aparelhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Upa 24 horas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Samae sede da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação. "Essa ação é possível devido ao esforço da comunidade em pagar os tributos que estão sendo retribuídos em forma de serviço e qualidade. Serão investidos cerca de R$ 70 mil reais para a instalação de todos os aparelhos", revela José Maria.

Segundo Botti, os surdos têm muitas dificuldades no atendimento, por causa da comunicação, quando não tem um ouvinte os acompanhando. Entretanto nem sempre é possível ter uma pessoa os acompanhando. "Muitos vem conversar comigo para expor a situação, que desejam fazer as coisas só. Ao adquirir os aparelhos, a administração municipal com certeza promoverá a qualidade de vida e garantirá autonomia da pessoa com deficiência auditiva", afirma o vereador.

O Caesmi oferece treinamento gratuitamente aos surdos para a utilização do aparelho. "É muito importante que as pessoas saibam como usar o aparelho corretamente para que usufruam de todas as funções que o mesmo oferece. Estamos à disposição", garante a psicopedagoga e avaliadora do Caesmi, Ivete Pereira Semprebom.

Para saber mais sobre o VPAD que opera com o sistema Viável Brasil, entre em contato com o Caesmi, através do telefone: 3178-0263.