Publicado em: 14/10/2016 12:50

Ibiporã comemora Semana do Idoso

Ibiporã comemora Semana do Idoso Ibiporã comemora Semana do Idoso

Uma intensa programação marcou a Semana Nacional do Idoso em Ibiporã, realizada no período de 4 a 13 de outubro. As atividades gratuitas, ofertadas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), proporcionaram aos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) momentos de diversão, socialização, promoção à saúde física e mental e discussão sobre a importância dos idosos na sociedade.

A abertura ocorreu na terça-feira (04) e contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da secretária de Assistência Social, Ester Moura, da coordenadora do CCI, Vera Lucia Andrioli, da presidente do CMDI, Tânia Patrícia Bellezi, do pastor do Espaço Vida, Pablo Rivera, do diácono Jaime Sípoli, além de secretários e servidores municipais. "O objetivo da Semana do Idoso é valorizá-lo e conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitudes para com ele. Quero aproveitar a oportunidade para dizer que admiro a cada um de vocês por serem guerreiros na vida e tão participativos nas atividades do CCI", ressaltou Vera Lucia.

Enfatizando a importância dos idosos para a sociedade, o prefeito José Maria comentou que a velhice precisa ser vivida com entusiasmo. "Trata-se de um privilégio, uma dádiva a qual temos que agradecer todos os dias. As suas experiências, lutas, vitórias e derrotas servem de grande aprendizado aos mais jovens. Espero que tenham condições de fazer esta ponte entre passado e futuro porque os senhores têm muito a ensinar às novas gerações", pontuou o prefeito.

Neste dia a programação incluiu um culto ecumênico, apresentação de um esboço da Cartilha do Idoso e chá da tarde. "A cartilha está sendo construída conjuntamente com os idosos com o intuito de ser um material de consulta com linguagem clara e acessível sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso, bem como as formas de acesso a esses direitos no município", informou a presidente do CMDI.

Nos demais dias os idosos ainda participaram de dia da beleza, torneio de truco, show de talentos, palestra educativa, show de prêmios e visita ao Lar Padre Leone. As ações contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Escola Lincoln Tramontini, Cenaic, consultoras Natura (Ação Natura), Mania de Beleza, voluntárias autônomas (dia da Beleza) e membros do Conselho Municipal de Direitos do Idoso.

Dia Internacional do Idoso

Apesar da ONU - Organização das Nações Unidas ter estabelecido o dia 1º de Outubro como Dia Internacional do Idoso, no Brasil a data é comemorada em 27 de setembro, no dia de São Vicente de Paula, considerado o "Pai da Caridade" e patrono de todas as obras sociais.

Neste ano, o 26º Dia Internacional da Pessoa Idosa celebrado pela ONU tem como tema: "Tome uma posição contra o envelhecimento" e tem como objetivo a valorização do idoso.