Cultura e Turismo

 

Publicado em: 20/10/2016 12:12

Turistas de Madri e alunos visitam Casa de Artes e Museu


Whatsapp

 

Turistas de Madri e alunos visitam Casa de Artes e Museu Turistas de Madri e alunos visitam Casa de Artes e Museu

 

A Casa de Artes e Ofícios Paulo VI recebeu nesta terça-feira (18) a  visita de turistas de Madri (Espanha), que puderam conhecer as obras, vida e história do artista plástico Henrique de Aragão. A Casa de Artes foi o espaço onde Henrique viveu durante 48 anos, até sua morte, em 2015, aos 84 anos. O local foi reaberto há pouco tempo para visitas monitoradas e agora está sob os cuidados do poder público municipal.

 

O grupo, composto por Manuel Fernando, Enrique Nieto, Fernando San e Ana Corchuelo, chegou há uma semana ao Brasil e visitou o espaço acompanhado por Rosângela Pacheco, que reside em Ibiporã. 

 

A visita foi conduzida pela estagiária de jornalismo, Thaianara Fernandes, que mostrou o espaço e explicou as técnicas e o significado de algumas esculturas e pinturas reunidas no local. 

 

Os turistas conheceram também o teatro de arena, onde Henrique encenava suas peças nas décadas de 70 e 80 e assistiram a um filme com o artista falando sobre a sua chegada a Ibiporã e o seu amor pela arte. 

 

Para finalizar, eles conheceram os espaços da Secretaria de Cultura e Turismo, o Cine Teatro Padre José Zanelli e o Museu de Esculturas ao Ar Livre, com obras espalhadas pela cidade.  

 

Manuel Fernando já esteve em Ibiporã outras vezes e falou sobre a importância de se valorizar a cultura local: "Ibiporã se destaca quando se fala em cultura e a Casa de Artes acrescenta muito para as pessoas que aqui vivem".

 

Escola de Sertaneja visita atrativos turísticos de Ibiporã

 

Alunos da rede pública estadual de Sertaneja (PR) estiveram nesta quarta-feira (19) em Ibiporã para uma visita pedagógica na qual conheceram um pouca da história local no Museu do Café (a antiga estação ferroviária) e a arte de Henrique de Aragão. O passeio começou pela Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (onde morava Henrique de Aragão), passando pela Fundação Cultural de Ibiporã, Cine Teatro Padre José Zanelli, Igreja Matriz, Praça Pio XII, onde há esculturas públicas do artista, e encerrou no Museu do Café.

 

O grupo foi recebido por Vradson Castro, Maria Aparecida Ribeiro e Thainara Fernandes, da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que contaram um pouco sobre a história dos lugares, seus propósitos e características, e as obras produzidas por Aragão. No Cine Teatro, aproveitaram para assistir ao ensaio de uma peça que será apresentada no XII Festibi - Festival de Teatro de Ibiporã, que está acontecendo até 28 de outubro, sempre com espetáculos à 20 horas, gratuitos.

 

Ficaram impressionados com a qualidade do que viram, o potencial cultural de Ibiporã e a acolhida. "É uma cidade rica em cultura, um lugar lindo para morar", relataram. Que voltem mais vezes e tragam novos visitantes!

 

SERVIÇO:

- O Museu do Café (localizado na Avenida Mário de Menezes) fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Fone (43) 3178-0392

- Já a Casa de Artes recebe visitas monitoradas também de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Grupos precisam ser agendar com antecedência com Thainara pelos telefones (43) 3178-0366 ou 3178-0215, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.