Publicado em: 01/12/2016 12:50

Profissionais de Saúde são capacitados sobre teste rápido

Profissionais de Saúde são capacitados sobre teste rápido Profissionais de Saúde são capacitados sobre teste rápido

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste início de semana uma capacitação com enfermeiros, auxiliares e técnicos da enfermagem da Rede de Atenção Básica para realização de diagnóstico e triagem de HIV, sífilis e hepatites B e C. Com isso, 100% destes profissionais estão aptos a realizar o Teste Rápido para detecção destas DSTs.

A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro da 17ª Regional de Saúde, Luiz Toshio Ueda, e constou de parte teórica e prática, focando principalmente na prevenção da transmissão materno-infantil de HIV e sífilis. O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical.  O teste rápido deve ser feito durante os primeiros três meses de gestação e também no momento do parto", explicou Ueda.

Segundo o novo Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016, divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a taxa de detecção de aids em menores de cinco anos caiu 36% nos últimos seis anos, passando de 3,9 casos por 100 mil habitantes, em 2010, para 2,5 casos por 100 mil habitantes, em 2015. A taxa em crianças dessa faixa etária é usada como indicador para monitoramento da transmissão vertical do HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, esta redução deve-se a ampliação da testagem e ao reforço na oferta de medicamentos para as gestantes.

Teste Rápido

Qualquer pessoa pode fazer gratuita e anonimamente o teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C nas UBSs do município. Cada unidade de saúde tem um dia da semana para a realização da testagem. Gestantes podem fazer o teste rápido em qualquer momento. É necessário levar um documento com foto. Além da testagem é realizado um aconselhamento sobre as infecções sexualmente transmissíveis, formas de contágio e prevenção e distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e cartilha).

Deve fazer o teste quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado agulhas e seringas contaminadas. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, o mais aconselhável é que se faça o exame após esse período.

O resultado do Teste Rápido é divulgado em torno de 20 minutos, após a coleta de sangue capilar - na ponta do dedo da mão. "A entrega do exame é feita individualmente. Caso a amostra seja reagente para HIV é realizado outro exame na hora, com laboratório diferente para a confirmação do resultado. Se o resultado foi positivo novamente, um agendamento no Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CID) de Londrina é realizado para o paciente iniciar o tratamento", informa a coordenadora de Programas de Saúde, Carolina Santana Siqueira. O tratamento para hepatite é realizado no ambulatório do Cismepar, em Londrina. Já a sífilis é tratada na própria UBS. "O diagnóstico precoce permite que o paciente comece o tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto", ressalta Carolina.