Publicado em: 01/12/2016 15:38

Roda de Leitura na Indústria do Conhecimento

Roda de Leitura na Indústria do Conhecimento Roda de Leitura na Indústria do Conhecimento

A Indústria do Conhecimento - SESI de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, recebeu na última terça-feira (29) o escritor e contador de histórias com formação em Artes Cênicas, Lucas Buchile, enviado pela gerência estadual dos módulos do SESI Paraná.

Buchile encantou aos pequenos e adolescentes da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) contando estórias, interagindo e brincando com as palavras, mostrando aos mesmos que todo gênero literário pode se tornar agradável, até mesmo a poesia, que para muitos em um primeiro momento possa parecer uma leitura sem grandes atrativos.

Ao final das leituras e brincadeiras, o escritor e contador de histórias presenteou a Indústria do Conhecimento com um documentário sobre a tribo dos índios Mundurukus, que vivem no estado do Pará, expondo seus costumes, sua relação com a natureza e o respeito pela tradição de seu povo.

Na sequência, Buchile apresentou a trajetória literária do escritor Daniel Munduruku, um indígena graduado em filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Daniel Munduruku é autor de 50 livros (muitos deles receberam o selo de altamente recomendável, outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ) para crianças, jovens e educadores, tendo sido premiado no Brasil e exterior: Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL), Prêmio Tolerância pela UNESCO e outros.

Vale lembrar que alguns destes livros estão disponíveis na Indústria do Conhecimento de Ibiporã  (Rua 19 de Dezembro, 950) para empréstimo.