Indústria e Comércio

Publicado em: 05/12/2016 12:22

José Maria presta contas da gestão a empresários

José Maria presta contas da gestão a empresários José Maria presta contas da gestão a empresários

Um café da manhã reuniu na manhã desta quinta-feira (1º) o prefeito José Maria Ferreira, secretários municipais, diretores de secretaria, vereadores, representantes do Samae, da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi) e proprietários e diretores de empresas instaladas no Condomínio Empresarial de Ibiporã e Parque Industrial Nenê Favoreto. O objetivo foi prestar contas da situação financeira do município e agradecer o apoio do empresariado à Administração Municipal.

José Maria apresentou relatórios de evolução das receitas, despesas, arrecadação de impostos e investimentos municipais. "A receita própria municipal em 2008 era de R$13 milhões, este ano, até novembro, chegou a R$44 milhões440 mil, um aumento de 320%. Nossas maiores fontes de arrecadação atualmente são com ISS, ITBI e ICMS, que passou de R$5 milhões em 2007 para R$36 milhões até agora, com previsão de chegar até R$43 milhões em 2017. Temos hoje a melhor receita per capta do Norte do Paraná e somos a 22ª economia do Estado. Este desenvolvimento deve-se, em grande parte, à política de incentivo à industrialização, por meio da criação de espaços adequados para a instalação de indústrias de diferentes segmentos e a seriedade e comprometimento com os empresários", argumentou José Maria.

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria do empresariado no fortalecimento da economia local. "Mesmo neste momento de crise pelo qual o país está passando vocês não pouparam esforços para empreender em nosso município. Um setor industrial forte mantém uma regularidade na economia, gera emprego, renda, aumento na arrecadação de impostos, qualifica a mão-de-obra local, melhora a qualidade dos serviços prestados à população", pontuou. Conforme relatório, R$68 milhões foram investidos pela Administração Municipal em Ibiporã desde 2009, uma média de R$8 milhões por ano. Todas as Unidades Básicas de Saúde foram reformadas em ampliadas. Na área educacional, 21 instituições municipais foram reformadas e ampliadas, construídos cinco novos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e duas escolas municipais.

Durante o encontro também foram apresentados relatórios de controle de custos de combustível, pessoal, telefonia e energia elétrica. "Mesmo com a grave crise financeira que atinge as prefeituras municipais estamos em situação de equilíbrio fiscal. A administração honrará todos os compromissos, cumprindo as obrigações decorrentes do final do mandato, tais como o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", comprometeu-se José Maria.

Em nome dos empresários e comerciantes do município, o presidente da Aceibi, Leopoldo Semprebom, agradeceu a profícua gestão José Maria e Sandra Moya, a qual resultou em expressivo desenvolvimento da economia. "É inegável o avanço municipal em diversos setores nos últimos anos. Graças à competência e comprometimento do prefeito José Maria e sua equipe o empresariado sente confiança para desenvolver os seus projetos em Ibiporã", concluiu Semprebom.