Publicado em: 07/12/2016 11:29

Sede da Secretaria Municipal de Saúde é entregue oficialmente nesta quinta-feira (08) Sede da Secretaria Municipal de Saúde é entregue oficialmente nesta quinta-feira (08)

A administração municipal realiza nesta quinta-feira (08), às 9 horas, a entrega oficial da nova sede da Secretaria de Saúde Dr. Roberval Consalter. O prédio do antigo Fórum, no qual funcionou o Poder Judiciário de Ibiporã, está sendo reintegrado ao patrimônio municipal.

O prédio, que possui 863,92 m² e dois andares, passou por adequações e melhorias para receber a estrutura da Secretaria de Saúde. Segundo o secretário de Planejamento e fiscal da obra, Paulo Sérgio Victor, foram realizadas obras de iluminação, conforto térmico e acústico, instalação elétrica e hidráulica, troca de piso, pintura interna e externa. "Para melhorar a área de serviço e cozinha foi preciso demolir algumas paredes, otimizando o espaço. Atendendo as normas de exigência de acessibilidade os banheiros foram reconstruídos", explicou ele.

A administração municipal investiu R$ 107.145,99 de recursos próprios na reforma da nova sede da Secretaria de Saúde. A Rezende Construções Civis LTDA foi responsável por executar a obra, por meio da Licitação na modalidade Tomada de Preço 23/2015.

O objetivo da administração municipal foi centralizar os serviços prestados pela secretaria em um único prédio para oferecer ao usuário maior comodidade e ao município economia de pagamento de aluguéis. A nova sede da Secretaria de Saúde acomoda cerca de 70 servidores municipais e os setores de: Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Endemias, Programas de Saúde, Estratégia e Saúde da Família, Regulação e Agendamento de Consultas de Especialidades, Serviço Social de Saúde, Rede de Frios, Coordenação Geral, Farmácia Municipal e Sala de Reuniões do Conselho Municipal de Saúde.

"Temos consciência que para prestar bom serviço ao cidadão e também para que os servidores desempenhem de forma adequada sua atividade, os espaços físicos precisam estar de acordo. Antes, os locais alugados em que a secretaria funcionava apresentavam dificuldades de funcionamento na condição de receber os nossos servidores e equipamentos, por causa do pouco espaço", avalia o prefeito José Maria.

Com a centralização dos serviços da secretaria no centro da cidade "facilitará muito para a população que vem buscar atendimento, porque antes alguns serviços eram muito distantes um do outro", pontua a secretária de Saúde, Leilane Furlaneto Rodrigues. "Em relação a equipe de serviço a mudança para o novo prédio favoreceu a convivência. Conseguimos compreender melhor as necessidades de toda a equipe, que está mais próxima, reunida em um ambiente amplo, arejado que atende as carências da secretaria", complementa a secretária.

Após a mudança para a nova sede, realizada na segunda quinzena de agosto, a administração municipal tem feito uma economia mensal em aluguel de R$ 6,5 mil. Os custos com telefone, energia elétrica, água e combustível também diminuíram com os serviços reunidos em um único local.

Serviço:

Entrega Oficial da Secretaria de Saúde

Data: 08/12/2016 (quinta-feira)

Endereço: Avenida dos Estudantes (antigo Fórum)

Conheça mais sobre o homenageado:

DR. ROBERVAL CONSALTER

Paulista de Santa Cruz do Rio Pardo, Roberval Consalter nasceu em 10 de agosto de 1943. De família grande, 11 irmãos, sendo 4 adotivos, filhos de Francisco Consalter e Deolinda Magealardo Consalter. A família veio para Jaguapitã em 1943, onde adquiriram propriedade agrícola.

A medicina entrou na vida de Roberval de forma natural. Já na época do ginásio demonstrava a vocação, que foi aumentando gradativamente ao cursar o Cientifico em Curitiba. Foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Prestou também concurso no Hospital Santa Cruz e foi aprovado. Na mesma época conquistou uma vaga no pronto socorro do Hospital Cajuru.

Em 1969 concluiu a graduação e, na sequência, especializou-se em Cirurgia Geral e Clínica Médica. No mesmo ano casou-se em Jaguapitã com Maria Lídia Alves Consalter.

No ano seguinte, Dr. Roberval chegou a Ibiporã com a esposa e a primeira filha do casal, Alexsandra Alves Consalter, iniciando o exercício da profissão ao atuar no Hospital Santa Terezinha.

Em 1970, arrendou o hospital e cinco anos depois comprou a unidade de saúde, onde trabalhou por 45 anos. A história do Hospital Santa Terezinha mistura-se com a vida pessoal do Dr. Roberval, que sempre pautou a vida na medicina e dedicou-se aos pacientes.

No ano de 1971 a família aumentou com o nascimento do segundo filho do casal, Maurício Alves Consalter.

Roberval participou de vários projetos sociais, trabalhando com a Irmã Amábili no Asilo São Vicente de Paula, além de atender por 25 anos no Fundo Rural e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Entre 77 e 78 foi Presidente do Rotary Club de Ibiporã.

Na década de 80, fundou a Associação Médica Vale do Tibagi, que contemplava as cidades de Ibiporã, Sertanópolis, Jataizinho e Assaí. Também especializou-se em Medicina do Trabalho, exercendo essa atividade na Herbitécnica, atualmente Adama.

Roberval sempre que possível realizava cursos e congressos de especializações. A dedicação do médico resultou em distinções honrosas, entre essas o título de Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A relação com os pacientes era próxima e amigável. Resolver cada caso sempre foi o desafio que o fez se sentir realizado.

Além da dedicação ao trabalho, Roberval soube conquistar amizades, assim como a integridade de sua família.

Em 30 de maio de 2016, Dr. Roberval veio a falecer de leucemia, deixando a esposa, os filhos, o genro Eduardo, a nora Kate e os quatro netos Maria Luisa, Estela, Eduardo e Ana Lúcia.

Biografia com informações de Antônio Padilha Alonso