Cultura e Turismo

Publicado em: 13/12/2016 14:52

Encerramento do Circuito das Capelas

Encerramento do Circuito das Capelas Encerramento do Circuito das Capelas

A Capela Nossa Senhora de Guadalupe (Jd. Antônio Frederico) recebeu na noite desta segunda-feira (12) o último evento do Circuito das Capelas, projeto de recuperação da memória e também de caráter cultural, turístico e artístico de Ibiporã. O Circuito, realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, percorreu ao longo deste ano todas as 23 capelas espalhadas pela área rural e pelos bairros de Ibiporã. "Cumprimos nossa agenda e fechamos um ciclo de trabalho de recuperação da memória de Ibiporã", salienta o secretário municipal de Cultura e Turismo e idealizador deste projeto, Julio Dutra.

O projeto iniciou em março de 2014, com as primeiras visitas, entrega de questionários, busca de fotografias e de documentos antigos, que resultou em um longo trabalho de pesquisa e entrevistas com mais de 220 pioneiros e lideranças das comunidades. Entre 2015 e início de 2016 a equipe do Museu Histórico de Ibiporã (MHAI) produziu o livro (em cores e com 270 páginas) além dos quatro documentários que contam a história e mostram paisagens e riquezas das nossas capelas e o seu entorno. Este ano (2016) foi o da entrega do livro e dos documentários às comunidades. Todos os eventos foram gratuitos.

"É muito importante vivermos o presente e pensarmos no futuro, mas relembrarmos e valorizarmos nossa história também é muito importante. Este projeto, o 'Circuito das Capelas, foi uma forma de recuperarmos nossa história a partir dos pontos onde os pioneiros aqui chegaram e se instalaram para o trabalho nas lavouras, e também das comunidades que foram surgindo com o crescimento da nossa cidade. Cada capela foi um momento diferente e de aprendizado.

Embora tenha o apelo das capelas, o projeto não tem cunho religioso e sim histórico e turístico, pelas riquezas naturais, arquitetônicas e artísticas (algumas capelas possuem obras de arte). Plantamos a semente que estava guardada esperando solo fértil para germinar. Muitas histórias e fatos novos surgirão e não podemos deixar de contá-los", afirma o secretário Julio Dutra.

O Circuito das Capelas - Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã é uma realização da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

Idealização: Julio Dutra

Equipe de produção: Jaime Kaster (jornalista responsável, coordenador do projeto e editor do livro), Vradson Castro (edição audiovisual e arte dos DVDs),Larissa Mariano (entrevistas, fotografia e divulgação). Importante destacar que contamos com o apoio de toda a equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a colaboração das comunidades em todas as fases do projeto. Muito obrigado a todos!