APMIF

Publicado em: 15/12/2016 16:24

Alunos da Esforci recebem certificados em formatura

Alunos da Esforci recebem certificados em formatura Alunos da Esforci recebem certificados em formatura

A Administração Municipal, por meio da Associação de Proteção à Maternidade Infância e Família (APMIF) -, entidade responsável pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Formação e Cidadania (Esforci) - Ensino Profissionalizante realizou na noite desta quarta-feira (14), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a solenidade de formatura e entrega de certificados para 53 alunos do curso básico de Auxiliar Administrativo, sendo 10 do curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo.

A cerimônia contou com as presenças do secretário de Finanças e vereador eleito José Aparecido de Abreu, representando o prefeito José Maria Ferreira, que estava em viagem, a secretária de Assistência Social, Ester Moura, a secretária do Trabalho, Lourdes Narciso, a primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, a diretora da Esforci, Marta dos Santos Fonseca, além de alunos, familiares, amigos, professores e colaboradores da Escola de Formação da APMIF.

A aluna Stefane dos Santos Toledo foi a oradora da turma. Já os alunos João Victor Faria de Andrade, Murilo Moura Giroldo e Victor Yudi Keshino foram convidados a compartilhar um pouco das experiências deles como adolescentes aprendizes pela Esforci.

Após a entrega dos certificados, a aluna Gabrielly Mendes Balbino fez um agradecimento aos professores e equipe da Esforci. As formandas Ana Cláudia Pereira da Silva e Maria Vitória Pereira homenagearam Eliana Eik e o prefeito José Maria. A solenidade foi encerrada com a exibição de um vídeo de fotos em homenagem aos alunos do ano letivo 2014.

Esforci

Atualmente a Esforci atende a 250 estudantes, entre 14 e 18 anos, nos períodos matutino e vespertino no curso de auxiliar administrativo, divididos na modalidade formação inicial (100 alunos) e formação continuada-profissionalizante (150 alunos). O primeiro oferece formação básica com duração de um ano e carga horária de 200 horas distribuídas de terça à quinta-feira.  Neste, são trabalhados temas relativos à formação básica de auxiliar administrativo conforme necessidades levantadas junto às empresas parceiras que receberão futuramente os alunos, na condição de aprendiz.

O curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo prepara o adolescente aprendiz, que é encaminhado para o mercado de trabalho. Este tem duração de 23 meses. No primeiro mês estes jovens recebem formação intensiva, sendo ministradas aulas que o preparam para o trabalho no qual serão inseridos, e nos demais 22 meses restantes o adolescente aprendiz desenvolve a formação prática no setor administrativo na empresa que possui contrato de trabalho firmado, e uma vez por semana participa de uma formação teórica continuada na Escola de Formação e Cidadania. Para ingressar nas empresas, os alunos passam por teste seletivo da própria escola e também na empresa contratante.

Em parceria com o Senai-Londrina a Esforci também oferece o curso de aprendizagem de Auxiliar de Linha de Produção (Adolescente Aprendiz) a jovens de 18 a 23 anos que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio.

A Esforci possibilita o desenvolvimento integral do adolescente por meio do conhecimento preparando-o não somente para o mercado de trabalho, mas abrindo horizontes, oportunizando a vivência de valores humanos, respeitando as condições do educando e favorecendo assim, a autoestima e tendo como consequência, a integração social e o desenvolvimento profissional.

Recentemente a Administração Municipal entregou as obras de reforma e ampliação da Esforci. A escola foi ampliada em 271,60 m², recebendo quatro novas salas de aula, banheiros feminino, masculino e exclusivo à pessoa com deficiência, além de cozinha equipada. A reforma contemplou a transformação da antiga cozinha em uma nova lavanderia. Os investimentos municipais foram de mais de R$400 mil.