Publicado em: 29/12/2016 09:19

Empossados membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

Empossados membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas Empossados membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

Tomaram posse na manhã desta terça-feira (27), na sala de reuniões do gabinete, os membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod) para o biênio 2017-2018.

Instituído pela Lei Municipal nº 2.684, de 30 de abril de 2014, o Compod é um órgão público, especial, autônomo, subordinado administrativamente à Secretaria Municipal de Saúde cujo objetivo é desenvolver ações de prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário e combate ao tráfico de drogas. Também foi criado um Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas (Fumpod), constituído com base nas verbas próprias do orçamento municipal e em recursos suplementares, para atender as despesas geradas pelo Programa Municipal de Políticas Sobre Drogas (PROMPD).

O Compod é integrado por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo seis representantes do Poder Público Municipal e seis representantes de entidades ou instituições da sociedade civil que já atuem na área de prevenção, tratamento e reinserção social do usuário. A assistente social e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I), Rubia Maria Batista, foi designada presidente do Compod e Jacqueline Montilha Leonardi secretária executiva.

Ao empossar os novos membros, o prefeito José Maria Ferreira desejou boa sorte ao grupo e ressaltou a importância de Ibiporã passar a contar com um órgão que congrega diversas entidades e pessoas de vários segmentos em prol do desenvolvimento de políticas sobre drogas. "As drogas estão dilacerando as famílias brasileiras, e é um problema tanto de grandes como de pequenas cidades. Precisamos de pessoas comprometidas para definir estratégias de enfrentamento a este mal", defendeu José Maria.

Segundo Rubia, o conselho voltará a se reunir em fevereiro, em encontros mensais, para começar a discutir as ações a serem desenvolvidas. "A constituição do Conselho é fundamental para minimizar a influência das drogas em Ibiporã, e atuar como membro dele é uma forma de dar uma contribuição. É estar ajudando, participando e fazendo com que o combate efetivo às drogas venha realmente a acontecer", concluiu a presidente do Compod.

Pela lei, o Compod prestará a cada seis meses aos Poderes Executivo e Legislativo, o resultado de suas ações, bem como remeterá relatórios frequentes à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná.

Composição do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) para o biênio 2017-2018

I - Secretaria Municipal de Saúde:

a) titular: Rubia Maria Batista;

b) suplente: Ana Lucia de Azevedo Nery;

II - Secretaria Municipal de Educação:

a) titular: Fernando César Batini;

b) suplente: Irma dos Santos Gonzaga Cadedo;

III - Secretaria Municipal de Assistência Social:

a) titular: Lisa Mitiko Koga Kuriki;

b) suplente: Jacqueline Montilha Leonardi;

IV - Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer:

a) titular: Ângela Garcia;

b) suplente: Claudinei Benedito;

V - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:

a) titular: Jorge de Souza Oliveira;

b) suplente: Vradson Castro Silva;

VI - Secretaria Municipal de Trabalho e Economia Solidária:

a) titular: Ana Claudia Figueira Ribeiro;

b) suplente: Fabíola Vanessa Ferro Silva;

VII - representantes de entidades ou de instituições da sociedade civil que atuam na área da prevenção, tratamento e reinserção social do usuário, por ela indicados, sendo:

Entidades envolvidas com a política sobre drogas:

1. titular: Geralda Fantini Ângelo; 2. suplente: Alex Sandro Almeida;

Representantes de entidades religiosas:

1. titular: Wagner Rodrigues Pereira; 2. suplente: Marcelo Ciaca;

Representantes de entidade de classe:

1.  titular: Bruno Zanoni Cembranelli;  2. suplente: Diorazil Baize;

Representantes de clube de serviços:

1. titular: Leandro Colognesi; 2. suplente: Lucilene da Silva Leite Pinto;

Representantes de associação de pais e mestres de ensino fundamental II:

1. titular: Claudinei Del Bianco; 2. suplente: Maria Regina Nicolau;

Representante do Conselho da Comunidade:

1. titular: Lucas Carlos de Oliveira; 2. suplente: Paula Chimentão;