Agricultura

Publicado em: 29/12/2016 17:16

Administração Municipal assina termo de cessão de uso da usina de leite

Administração Municipal assina termo de cessão de uso da usina de leite Administração Municipal assina termo de cessão de uso da usina de leite

O prefeito municipal de Ibiporã, José Maria Ferreira, assinou na tarde desta quarta-feira (28) o termo de cessão de uso da Usina de Beneficiamento de Leite de Ibiporã para a Associação de Produtores de Leite. Após anos parado, o projeto foi retomado ano passado pela atual administração municipal, com a completa reforma do prédio, reparação e reforma do laticínio e compra dos equipamentos faltantes. Os investimentos chegam a R$380 mil, provenientes de recursos municipais.

O termo de cessão de uso tem validade de 10 anos, podendo ser renovado por igual período. Com 137,76 m² de área construída a usina, localizada no início da Estrada do Barreirão, possui capacidade para beneficiar dois mil litros de leite por dia, podendo chegar a quatro mil litros/dia. Atualmente, as 12 famílias que integram a Associação produzem cerca de mil litros de leite diariamente.

A previsão é que a usina entre em funcionamento dentro de 60 dias e fará todo o processo de recebimento, armazenamento, higienização, pasteurização, homogeneização, embalagens e distribuição. "Trata-se de um investimento importante tanto para os produtores quanto para o município, pois aumentará a qualidade do produto oferecido ao consumidor e agregará renda aos produtores, pois abrirá novos mercados. Só a Prefeitura compra cerca de um milhão e meio de litros de leite por ano, destinado à merenda escolar", argumenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Agradecendo a iniciativa da administração municipal em retomar o processo, o presidente da Associação, Orlando Aguiar, afirmou que o objetivo é reintegrar os produtores que já pertenceram ao grupo e constituir uma cooperativa para comercialização dos produtos. "A fábrica possibilitará ao produtor agregar valor ao leite, já que vamos produzir e comercializar os seus derivados, como queijo e manteiga", concluiu Aguiar.

Histórico

Em 2009 a Prefeitura doou à Associação de Produtores um terreno de 7.500 m2 para a construção do barracão onde funcionará o laticínio. Neste ano, o prefeito José Maria havia conquistado um repasse de R$350 mil via Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A Prefeitura também havia construído um barracão.  A compra dos equipamentos (usina de pasteurização e processamento de leite) ficou a cargo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).