Publicado em: 02/01/2017 17:30

João Coloniezi toma posse como prefeito de Ibiporã

João Coloniezi toma posse como prefeito de Ibiporã João Coloniezi toma posse como prefeito de Ibiporã

Tomaram posse na manhã do último domingo, 1º de janeiro, no Cine Teatro Padre José Zanelli, o novo prefeito de Ibiporã, João Toledo Coloniezi (PMDB), o vice, Alberto Baccarim (PSDB), e os nove vereadores eleitos nas eleições municipais de 02 de outubro de 2016 - Mari de Sá (PMDB) e Roberval dos Santos (PSDB), reeleitos, e os sete novos - Zezinho Estoril (PSC), Ilseu Zapelini (PSDB), Victor do Hospital (PPS), Rafael da Farmácia (PSB), Professor Abreu (PSC), Kleber Machado (PR) e Miro Despachante (PPS).

A sessão solene de posse foi acompanhada por centenas de pessoas que lotaram as galerias do Cine Teatro. A mesa de honra foi composta pelo ex-prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, acompanhado da esposa, Eliana Eik Borges Ferreira, o prefeito eleito João Coloniezi, juntamente com a esposa, Margareth Coloniezi, o vice-prefeito eleito, Alberto Baccarim, juntamente com a esposa, Antônia Gobbi Baccarim, o padre André Luis de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, e o pastor Romio da Silva Cardoso, da Igreja Presbiteriana Independente/Espaço Vida.

A cerimônia iniciou-se com uma benção ecumênica proferida pelos religiosos. Em sua fala, o pastor Romio Cardoso ressaltou que, mais do que um desejo, um cargo público é designado por Deus, pois Ele é quem estabelece autoridades sobre a Terra. Já padre André, citando a passagem na qual Jesus Cristo coloca um avental e lava os pés dos seus discípulos, entregou um avental ao vereador decano José Nildo Lourenço Filho (Zezinho Estoril) para que fosse eleito ao presidente eleito da Câmara de Vereadores  e outro ao prefeito João Coloniezi, onde estava escrito "a serviço do povo". "Faço votos que esta administração seja marcada por um olhar carinhoso para com toda a população, mas especialmente para os mais humildes, pois são os que mais necessitam dos serviços públicos. O patrão dos senhores é o povo. É para eles que vocês devem trabalhar", lembrou padre André.

Em seguida, o vereador eleito mais velho, Zezinho Estoril, presidiu a cerimônia de posse dos novos vereadores, tendo a vereadora Maricélia Soares de Sá, a Mari de Sá, como secretária da sessão. Seguindo o protocolo, os vereadores eleitos apresentaram a declaração de bens, o diploma expedido pela Justiça Eleitoral e assinaram o termo de posse. Prestaram juramento e compromisso com o povo.

Logo após a posse, houve a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ibiporã, com a escolha, através de voto secreto, do presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, que vão comandar a Casa no biênio 2017-2018. Duas chapas concorreram à presidência da Câmara, sendo a primeira encabeçada por Roberval dos Santos e a segunda por Rafael Nascimento (Rafael da Farmácia).

Vencendo por seis votos a três, a chapa encabeçada por Roberval dos Santos foi eleita e ficou assim composta:

Presidente da Câmara: Roberval dos Santos

Vice- Presidente: Victor Divino Carreri

1°Secretário: Kleber Machado

2° Secretário: Claudiomiro Maciel

Com o novo presidente eleito, ocorreu a solenidade de transmissão do cargo e posse do prefeito e vice-eleitos para o período de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. João Coloniezi e Beto Baccarim apresentaram à mesa o diploma da Justiça Eleitoral e a declaração de bens, prestando, sem seguida, o juramento legal. Em seguida, o vereador Kleber Machado, eleito primeiro secretário, leu o termo de posse.

No ato de transmissão do cargo, o ex-prefeito José Maria entregou ao prefeito João Coloniezi o balancete financeiro das contas municipais até 30 de dezembro de 2016 e também as chaves da prefeitura. Em seu discurso, José Maria agradeceu de forma especial à família, secretários, servidores, vereadores, companheiros e à população em geral. "Saio com a sensação de dever cumprido. Foram oito anos de muito trabalho, empenho e muita expectativa tanto da parte da sociedade quanto da parte da equipe que nos acompanhou. Não obstante a grave crise econômica que o país atravessa, Ibiporã viu seu Valor Agregado (V.A) - cálculo estabelecido pelo Governo Estadual para apurar o repasse de ICMS - saltar de R$661 milhões em 2008 para R$ em V.A estimado em R$2,5 bilhões neste exercício. Isso graças ao estímulo da economia por meio da política de incentivo à industrialização", ressaltou o ex-prefeito. José Maria acrescentou que entrega a Prefeitura em situação de equilíbrio financeiro.

Em seguida, João Coloniezi discursou. No inicio, agradeceu o ex-prefeito e disse que muito do que levará ao longo dos quatro anos, aprendeu com aquele que considera um amigo e um antigo aliado político. Coloniezi também agradeceu a família, os amigos, companheiros de campanha, eleitores e se emocionou ao falar do pai e da mãe, presentes no evento.

Coloniezi destacou ainda que a sua gestão estará pautada na atenção àqueles que o conduziram até a prefeitura. "A nossa administração não é de ruptura, mas de continuidade da vida cívica de Ibiporã. Não serei o prefeito apenas daqueles que votaram em mim, mas de todos os ibiporaenses! O mandato de prefeito carrega em si o anseio de muitas pessoas. Não devo me esquecer dos compromissos assumidos durante a campanha, o plano de governo. Ibiporã, muito obrigado pela confiança. Podem ter certeza de uma administração séria, trabalhadora, compromissada com o futuro da nossa cidade", finalizou o novo prefeito.