SAMAE

Publicado em: 16/01/2017 15:24

Samae realiza mutirão de limpeza para melhor organizar sua sede

Samae realiza mutirão de limpeza para melhor organizar sua sede Samae realiza mutirão de limpeza para melhor organizar sua sede

Na manhã do último sábado (14), aproximadamente 30 servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) compareceram à sede da autarquia para participar de um mutirão de limpeza.

Durante quatro horas servidores, diretores e coordenadores trabalharam voluntariamente para limpar e melhor organizar o pátio da Autarquia e toda área externa. Capina e roçagem da grama, recolhimento e descarte de materiais, organização de tubos e materiais de construção em estoque, limpeza geral do pátio e organização dos veículos foram alguns dos serviços executados pelos servidores. O prefeito João Coloniezi e o chefe de gabinete, Amtonio Antonholi, acompanharam os trabalhos.

Segundo o diretor interino, Edivaldo de Paula, era necessário fazer uma limpeza para organizar a sede do Samae e os servidores foram convidados para que pudessem ajudar, de forma voluntária, a melhorar o local em que trabalham.

"Tivemos um bom número de servidores que se dispuseram a ajudar na limpeza e higiene para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Isso é gratificante e mostra que estamos no caminho certo para o início do processo de gestão de qualidade que o Samae pretende implantar", salientou o diretor agradecendo a todos que participaram do mutirão.

"Primeiros Passos para a Qualidade"

Servidores do Samae participaram na última sexta-feira (13), no auditório da autarquia, de uma reunião administrativa e da palestra "Os Primeiros Passos para a Qualidade" a qual abordou a qualificação e o processo de 5S.

Antes do evento, o diretor de Limpeza Pública, Edivaldo de Paula, comunicou que, com a licença do diretor presidente, Beto Baccarim, ele assume interinamente a presidência do Samae até o final de janeiro, conforme Portaria nº 15/2017.

Edivaldo falou sobre a importância de se implantar a gestão de qualidade no Samae, para que a autarquia volte a ter os índices que tinha antigamente quando conquistou premiações como o ISO 9001 e o PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.

A seguir, o coordenador de Gestão da Qualidade do Samae, Elcio José Keller, ministrou uma palestra explicando aos servidores o que era a gestão de qualidade e o processo do 5S e como implantar na empresa e no dia a dia de cada um.

Segundo o coordenador, essa palestra foi uma etapa inicial para implantação da qualidade no Samae, uma vez que o programa tem o objetivo de mobilizar e conscientizar toda a empresa através da organização e da disciplina no local de trabalho.

A metodologia 5S é um conceito muito conhecido no meio administrativo na questão de gestão de qualidade das organizações e é assim chamado devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (Higiene).