Na manhã do último sábado (14), aproximadamente 30 servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) compareceram à sede da autarquia para participar de um mutirão de limpeza.
Durante quatro horas servidores, diretores e coordenadores trabalharam voluntariamente para limpar e melhor organizar o pátio da Autarquia e toda área externa. Capina e roçagem da grama, recolhimento e descarte de materiais, organização de tubos e materiais de construção em estoque, limpeza geral do pátio e organização dos veículos foram alguns dos serviços executados pelos servidores. O prefeito João Coloniezi e o chefe de gabinete, Amtonio Antonholi, acompanharam os trabalhos.
Segundo o diretor interino, Edivaldo de Paula, era necessário fazer uma limpeza para organizar a sede do Samae e os servidores foram convidados para que pudessem ajudar, de forma voluntária, a melhorar o local em que trabalham.
"Tivemos um bom número de servidores que se dispuseram a ajudar na limpeza e higiene para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Isso é gratificante e mostra que estamos no caminho certo para o início do processo de gestão de qualidade que o Samae pretende implantar", salientou o diretor agradecendo a todos que participaram do mutirão.
"Primeiros Passos para a Qualidade"
Servidores do Samae participaram na última sexta-feira (13), no auditório da autarquia, de uma reunião administrativa e da palestra "Os Primeiros Passos para a Qualidade" a qual abordou a qualificação e o processo de 5S.
Antes do evento, o diretor de Limpeza Pública, Edivaldo de Paula, comunicou que, com a licença do diretor presidente, Beto Baccarim, ele assume interinamente a presidência do Samae até o final de janeiro, conforme Portaria nº 15/2017.
Edivaldo falou sobre a importância de se implantar a gestão de qualidade no Samae, para que a autarquia volte a ter os índices que tinha antigamente quando conquistou premiações como o ISO 9001 e o PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.
A seguir, o coordenador de Gestão da Qualidade do Samae, Elcio José Keller, ministrou uma palestra explicando aos servidores o que era a gestão de qualidade e o processo do 5S e como implantar na empresa e no dia a dia de cada um.
Segundo o coordenador, essa palestra foi uma etapa inicial para implantação da qualidade no Samae, uma vez que o programa tem o objetivo de mobilizar e conscientizar toda a empresa através da organização e da disciplina no local de trabalho.
A metodologia 5S é um conceito muito conhecido no meio administrativo na questão de gestão de qualidade das organizações e é assim chamado devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (Higiene).