Publicado em: 18/01/2017 11:42

Secretaria de Obras realiza capina e roçagem em vários pontos da cidade

Secretaria de Obras realiza capina e roçagem em vários pontos da cidade Secretaria de Obras realiza capina e roçagem em vários pontos da cidade

A Secretaria Municipal de Obras iniciou recentemente os trabalhos de capina e roçagem em terrenos e espaços públicos do município, tais como escolas, CMEIs, UBSs, além de canteiros de avenidas, praças e rotatórias no centro e nos bairros. "Como nesta época do ano as chuvas são abundantes e o calor aumenta, o mato em geral cresce muito rápido. É preciso agilizar os serviços para deixar tudo limpo e oferecer melhores condições de saúde e segurança à população", ressalta o secretário de Obras, Alexandre Ferreira.

Por isso, a Secretaria de Obras está notificando, por meio de edital, os proprietários de terrenos e imóveis desocupados para que providenciem a limpeza e manutenção dos mesmos, inclusive o corte de vassoura, mandioca e milho e qualquer outro tipo de cultura que ultrapasse os 50 centímetros, no prazo de 15 dias, contados da data de publicação (17 de janeiro de 2017) ."O Código de Posturas do Município prevê que é de responsabilidade do cidadão a limpeza e manutenção dos imóveis. Caso não sejam executados no prazo estabelecido caberá ao Município realizar os serviços, porém, a um custo bem mais alto do que se fosse realizado por um particular", alerta Ferreira.

De acordo com o secretário, para se ter uma ideia, a mão-de-obra praticada para roçagem particular de um terreno de 250 m² é de R$150,00, o que equivale a R$0,60 o m². Já se a prefeitura executar o serviço o contribuinte terá de desembolsar R$412,50, uma vez que o m², conforme a Lei Municipal Nº 2.206/2008, é de R$1,65, incluídas as taxas de limpeza, remoção e administração.

Ibiporã tem hoje 21.193 imóveis cadastrados, dos quais 3.500 deles são terrenos baldios. "O descuido com o mato alto gera problemas ambientais, pode servir de esconderijo para criminosos, facilita a proliferação de insetos, animais peçonhentos, além do lixo despejado irregularmente nestes terrenos se tornar um potencial foco do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Solicitamos à população para que também faça a sua parte mantendo os imóveis limpos e não depositando entulhos e lixo irregularmente nas vias públicas", finaliza o secretário de Obras.

Denúncia de mato alto

Denúncias de terrenos com mato alto ou despejo irregular de resíduos sólidos podem ser feitos no Setor de Protocolos, no piso térreo da Prefeitura Municipal. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.