SAMAE

Publicado em: 19/01/2017 16:45

João Coloniezi recebe superintendente regional da Funasa

João Coloniezi recebe superintendente regional da Funasa Alexandre Ferreira visitou vereadores, prefeito de Ibiporã e o Samae. Órgão colocou-se à disposição

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, recebeu na manhã desta quinta-feira (19), na Sala de Reuniões do Gabinete, a visita do superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Alexandre Ferreira. Acompanhado dos vereadores Roberval dos Santos, Kleber Machado e Claudinei de Oliveira Cabral, o Dim Dim, de Jataizinho, Ferreira informou que está visitando os novos prefeitos e vereadores de vários municípios paranaenses a fim de informá-los sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão, conhecer o sistema de água, esgoto e coleta e tratamento de resíduos das cidades e colocar-se à disposição para atender as demandas de saneamento e saúde ambiental.

Ferreira pontuou que a Funasa desenvolve várias ações de saneamento básico, tais como Sistemas Públicos de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos e Coleta e Reciclagem de Materiais.  "Oitenta por cento dos nossos convênios para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco são celebrados com as prefeituras. É importante que os prefeitos capacitem suas equipes para atender requisitos de ordem institucional e técnica para terem suas propostas aceitas", ressaltou Ferreira.

O superintendente aproveitou a ocasião para conhecer o sistema de captação e tratamento de água e esgoto executado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Ferreira foi recepcionado pelo diretor-presidente interino da autarquia, Edivaldo de Paula. O superintendente enfatizou que Ibiporã presta um serviço de excelência nesta área pela preocupação de longa data que os gestores tiveram com as questões de saneamento.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.