Publicado em: 23/01/2017 14:34

Empossados novos membros dos Conselhos do Ibiprev

Empossados novos membros dos Conselhos do Ibiprev Empossados novos membros dos Conselhos do Ibiprev

O prefeito João Coloniezi empossou na manhã da última sexta-feira (20), na Sala de Reunião do Gabinete, os novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal do Instituto de Previdência de Ibiporã (Ibiprev). Acompanhado do secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Marcos Mártire, e da diretora presidente do Ibiprev, Rosana Borges, o prefeito de Ibiporã abriu a sessão de posse dos candidatos eleitos como suplentes que assumiram a posição de titulares e os indicados como titulares e suplentes para compor os Conselhos de Administração e Fiscal do Ibiprev, mandato 2016/2018, em razão da substituição de conselheiros que renunciaram e outro destituído.

O Conselho de Administração ficou assim constituído:

a)    Carla Adriana Sabino Sanches

b)    Valéria Borges Breda

c)    Agnaldo Amarildo da Silva

a)    Angela Fernandes Aparecido

b)    Paulo Ribeiro

c)    Daniela Katiucia Correia Dourado

2)    Conselheiros representantes do Poder Legislativo

Titular

a)    Devaldo Gilini Junior

Suplente

a)    Keila Hidemi Araki

3)    Conselheiros representantes do Poder Executivo:

a)    Jurandir Barduco

b)    Juarez Afonso Ignácio

Suplentes:

a)    Julinho de Oliveira

b)    João Carlos Jorge Oberhauser

Conselho Fiscal

1)    Representantes dos segurados ativos e inativos e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS):

2)    Conselheiros representantes do Poder Executivo:

a)    Edilson Aparecido Alves

a)    Ronaldo Lessa da Silva

3)    Conselheiros representantes dos servidores ativos e inativos:

a)    Diego Bruno Marquetti

b)    Alexandre Cesar Barroso

a)    Juliana Maria Jesus

b)    Roberson Leandro Rodrigues

Dando continuidade à sessão, Rosana Borges informou que as atribuições e competências dos Conselhos constam da Lei Municipal Nº 2.809/15, bem como o Regimento Interno destes estão disponíveis no Portal do Ibiprev, no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br).

Também foi informado aos conselheiros eleitos e indicados que ao assinarem o termo de posse assumem o compromisso solene de cumprir fielmente toda a legislação que rege o Ibiprev, de manter o melhor entrosamento possível com a diretoria executiva, conciliando os interesses mútuos e buscando a indispensável colaboração e o integral apoio para a consecução dos objetivos do Ibiprev.

Parabenizando os conselheiros, o prefeito desejou boa sorte aos membros e ressaltou a importância de os servidores se interessarem pela gestão do fundo, visto que é o futuro dos mesmos que está em jogo. "A nova administração está preocupada desde o primeiro dia de governo em fazer uma reserva de contingenciamento para não acontecer de, ao chegar o final do ano, não ter como aportar recursos para o Ibiprev. Também estão sendo estudadas mudanças na gestão, pois o Fundo está ficando grande e precisamos de uma estrutura para geri-lo", adiantou Coloniezi.

Em 2016, o Município fez um aporte de R$5 milhões ao Ibiprev, sendo R$4 milhões 725 mil em terrenos e o restante em espécie. Para este ano o aporte estimado é de pouco mais de R$6 milhões.

Ibiprev

O Ibiprev é uma autarquia municipal instituída por meio da Lei Municipal 2.809/2015, de 17 de dezembro de 2015, a qual reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Ibiporã.

Com a alteração da natureza jurídica do órgão, passando de fundo para autarquia, criou-se uma estrutura administrativa própria, desvinculando-se do Executivo, e possibilitando maior autonomia, em busca de melhorar o atendimento que é prestado aos servidores ativos e inativos.

A Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS visa dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos os beneficiários, assegurando-lhes meios de subsistência nos eventos de incapacidade, idade avançada, reclusão, morte, proteção à maternidade e à família.

O Fundo de Aposentadorias, Pensões e Benefícios foi criado em 1992 devido à necessidade de profissionalização e espaço físico exclusivo para atendimento dos servidores. O Departamento de Gestão de Pessoas acumulava a responsabilidade de gerir o Fundo, porém, com o aumento do número de servidores e a consequente demanda de serviço foi necessário a implementação de estrutura própria para atender os servidores ativos e inativos.

No final do ano passado o Instituto ganhou sede própria, no prédio da Prefeitura Municipal, onde funcionava o Almoxarifado. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Atualmente o Ibiprev possui 1487 servidores ativos, 384 aposentados e 95 pensionistas.